5 DICAS: pratiCAR UM ESPORTE SEM RISCO PARA O CORAÇÃO

Fortalecer seu coração é indispensável. É preciso saber treiná-lo para garantir-lhe uma boa saúde. Como? Praticando um esporte regularmente! Só que, para preservar seu coração durante o esforço físico, é bom memorizar algumas regras. Descubra nossas dicas para praticar um esporte com toda segurança, sem risco para o coração.

 

Aquecer seu corpo

Dedique 10 minutos de seu tempo antes de cada sessão de esporte para aquecer-se. Esses aquecimentos permitem elevar progressivamente o ritmo cardíaco e preparar o coração ao esforço. Imperdíveis, os exercícios de alongamentos são vivamente aconselháveis para preparar seu corpo e músculos.

 

Avaliar sua frequência cardíaca

Existe um cálculo muito simples para avaliar seu ritmo cardíaco. Basta subtrair sua idade do número 220 (exemplo: 220 – 34 anos = 186). Você não deve ir além desse patamar ao praticar um esporte, isto é, além de 186 pulsações por minuto.

 

Hidratar-se corretamente

Durante o esforço, pense sistematicamente em hidratar-se. Beba alguns goles de água a cada 30 minutos, mais ou menos. Uma boa hidratação aumenta o aporte sanguíneo no cérebro, traz os nutrientes necessários ao bom funcionamento dos músculos além de encorajar o processo de recuperação.

 

Gastar tempo para recuperar-se

Após cada sessão de resistência, atente-se para fazer diminuir suavemente seu ritmo cardíaco. É inútil parar bruscamente, é melhor que diminua progressivamente a cadência para recuperar-se. Ao voltar para casa, não vá imediatamente para debaixo do chuveiro! Deixe a temperatura do seu corpo diminuir: aguarde pelo menos 15 minutos.

 

Adaptar-se ao clima

Os caprichos do tempo farão com que você reveja sem parar o seu programa esportivo! Em função das temperaturas externas, adapte sua atividade física. O corpo e o coração são mais solicitados pelo tempo frio ou quente, assim é, portanto necessário diminuir sua atividade esportiva nesses dois casos, no intuito de cuidar de seu coração.

 

É preciso saber

Caso você sinta a menor dor torácica ou palpitações antes, durante ou depois do esforço, pare imediatamente qualquer atividade física e consulte seu médico.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO