5 TRUQUES DE BAILARINA

Como progredir rapidamente na dança graças a truques simples e eficazes? Conheça os nossos conselhos para desenvolver a sua técnica!

 

Quer seja bailarina principiante ou reconhecida, quer prefira a dança clássica, modern jazz, hip hop ou qualquer outro estilo, conheça 5 conselhos e truques para progredir na dança e sentir-se bem no seu corpo.

 

Desenvolver o senso artístico com Express Yourself 

Trocar de equipamento de dança com uma única e mesma peça de roupa, interessa você? A partir de agora é possível com o traje Express Yourself: com um único produto, conheça 10 equipamentos. Em função da sua prática de dança ou, simplesmente, do que lhe agradar no momento, aproprie-se da peça de roupa e troque para o estilo que quiser: libere os braços, as pernas e as costas… adote o efeito saruel ou o estilo assimétrico, opte pela versão comprida ou curta… Porque a roupa de dança também é uma forma de expressão, teste o traje express yourself… Varie os estilos e desenvolva o seu senso artístico!

 

Manter o equilíbrio

Qual a bailarina que nunca sentiu dificuldades em manter seu equilíbrio na saída ou conseguir uma pirueta sem cair? Para um bom equilíbrio, use os seguintes truques: quando estiver fazendo uma meia-ponta, pense sistematicamente em esticar o corpo, como se estivesse sendo puxada para cima. Empurre o chão com a perna de terra, para manter-se firme no seu apoio. Pense também no centro do seu corpo: encolha a barriga (contração do transverso), imaginando que o umbigo se cola na coluna vertebral, contraia as nádegas.

 

Trabalhar a graciosidade

Na dança, exprimir-se com graciosidade e ver o corpo animar-se com movimentos fluidos e elegantes não é assim tão óbvio. No entanto, o espectador está muitas vezes atento à parte superior do corpo de uma bailarina. Para tornar-se mais graciosa, pense em descontrair as suas linhas e conservar uma expressão natural. Ninguém deve notar no seu rosto o menor sinal de esforço ou dificuldade. Libere a sua cabeça e deixe-a mexer-se, a contração é inútil. Deixe os polegares abertos e os dedos apertados como se se estivesse tentando agarrar: uma boa bailarina deve ter as mãos leves. Os dedos devem permanecer esticados mas descontraídos (sinta como se fossem gotas de água caindo pela ponta dos dedos). Pense na postura dos seus braços: contido a partir do omoplata, o braço deve sustentar-se « por baixo ». Não deixe o cotovelo caído, pense em sustentar o pulso. Uma boa postura e uma boa resistência ajudarão a criar um arqueado liso e harmonioso!

 

Melhorar a flexibilidade

A flexibilidade não é indispensável para a prática de dança, no entanto, continua sendo uma qualidade muito solicitada por numerosas bailarinas. Se não for inata, será adquirida naturalmente, com paciência e prudência, respeitando os seus próprios limites. Para se tornar mais flexível, lhe sugerimos um exercício especial espargata. Faça, em primeiro lugar, um aquecimento de cerca de 10 minutos, alternando alguns exercícios básicos. Sente-se no chão de pernas cruzadas (« borboleta ») e dobre as costas várias vezes. Exercite a parte inferior das pernas fazendo alguns batimentos, execute séries de saltos e alguns afastamentos totais. Em seguida, passe para este exercício:

 

  • Execução do exercício: deitada de costas, ponha as pernas para o alto, contra a parede. Depois de estar bem posicionada, ponha as pernas em « rã » para exercitar a parte exterior e a abertura das pernas. Mantenha a posição e abra primeiro a perna direita e depois a esquerda. Faça descer as pernas progressivamente, segundo a segundo, sem forçar.

 

  • Respiração: Inspire fundo e expire lentamente durante todo o exercício para descontrair e oxigenar os músculos, pouco a pouco ganhará mais flexibilidade.

 

  • Normas de segurança: pense em colar as nádegas na parede durante todo o exercício e encostar as costas ao chão. Encolha a barriga e estique as pernas ao máximo. Não force em situação alguma.

 

  • Repetição : faça uma vez este exercício, durante 15 minutos.

 

Para quem já tiver uma boa flexibilidade, aumente o peso nos tornozelos com os Gym Weight Domyos. Eles permitirão acentuar o alongamento e ganhar centímetros, suavemente!

 

Adotar a respiração correta

Antes de um espectáculo de dança, é importante tirar um tempo para si mesma e relaxar. Cada bailarina tem os seus próprios truques para vencer o medo de subir ao palco. O bom conselho? Aprender a relaxar graças à respiração consciente ou abdominal. O fato de respirar verdadeiramente fundo desencadeia uma autêntica sensação de calma e um real despertar da mente. Também permite uma maior oxigenação muscular. Para se sentir bem na sua cabeça e no seu corpo, execute este exercício relaxante durante a preparação do espetáculo e no dia D:

 

  • Sente-se no chão encostada em uma parede ou deite-se de costas
  • Inspire lentamente e profundamente pelo nariz
  • Coloque uma mão na barriga e expire pela boca encolhendo ligeiramente a barriga (empurre voluntariamente com a mão para encolher a barriga)
  • Depois, inspire pelo nariz, enchendo apenas a barriga (a barriga enche)
  • Sopre lentamente pela boca (a expiração é mais lenta do que a inspiração)
  • Repita o exercício 3 vezes seguidas

 

 

 

A partir de agora descudbra 5 conselhos para progredir na dança ou, simplesmente, para se sentir bem no seu corpo antes de subir ao palco. No dia de gala, concentre-se apenas numa única coisa, esquecendo todo o resto: o prazer de dançar!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO