ARQUIVO FÉRIAS: ZEN ANTES DA SAÍDA

Só lhe restam algumas semanas antes da saída para as férias? Um período difícil a manejar, entre os assuntos de trabalho que devem ser concluídos, no escritório, as reservas que devem ser confirmadas, as pequenas preocupações do dia a dia… Você está sobrecarregado… É difícil passar para o modo relaxamento e imaginar-se  nas praias quando o moral não acompanha…

Domyos desvenda-lhe alguns segredos para sair de férias com o espírito zen e leve!

 

Foco nas prioridades

Tome o tempo para estabelecer uma lista de prioridades do momento. Coloque de lado todas as coisas fúteis que você pensa em acertar, antes de sua saída. Para evitar correr para todos os lados, monte uma agenda para organizar-se melhor e fazer as coisas na ordem. Você resolverá suas últimas coisas com calma, tendo resolvido o principal.

 

Não deixo rastro atrás de mim

No que concerne o trabalho, evite deixar tarefas para os outros durante as férias! Organize-se com antecedência para terminar em tempo hábil, você ficará zen caso consiga realmente desconectar-se do universo do trabalho, sem preocupar-se com o que lhe espera na sua volta. Você sentir-se-á bem melhor se suas pastas estiverem fechadas e ninguém poderá queixar-se de você.

 

Pratico esporte

Faltando apenas algumas semanas para a grande reviravolta, pratique esporte para oxigenar seu organismo! Não há nada melhor do que liberar suas tensões para esquecer os distúrbios do dia a dia. A atividade física age de modo favorável no seu humor, você concentra-se em si mesmo, deixando suas preocupações de lado. 25 minutos de exercícios são suficientes para que seu organismo secrete endorfinas, hormônios do bem-estar e da plenitude. Assim, vamos voar em direção da libertação, deixando nosso corpo falar e turbinando nossa forma!

 

Treino para relaxar

Descubra nossas dicas para aprender a gerenciar suas emoções e seu estresse. Ao aplicar alguns exercícios relaxantes, você encontrará rapidamente o relaxamento e o bem-estar!

 

Aprendo a respirar corretamente: a respiração relaxante

Sylvain Baert, Doutor em psicologia do esporte e membro do CROPS*, explica-nos o elemento chave de qualquer relaxamento: a respiração.

 “Muitas pessoas respiram de modo “torácico” (na inspiração, levantamento do peito e abdômen contraído). Ao invés de ser amplo e profundo (respiração abdominal), nosso fôlego é entrecortado (respiração torácica). Portanto, o fato de respirar de maneira realmente profunda proporciona uma verdadeira sensação de calma e um real despertar da parte mental. De fato, a respiração abdominal solicita a parte parassimpática* do sistema nervoso autônomo, o que permite o relaxamento. É importante aprender a respiração conhecida como “abdominal” ou “pela barriga”.

 

A ciência fala: a respiração tem um papel importante junto ao sistema nervoso autônomo.

 

Trata-se de uma observação do Dr. David Servan-Schreiber. *Quando respiramos de modo normal e superficial (essencialmente com o auxílio da caixa torácica) é o Sistema nervoso dito simpático (SNS) que toma as rédeas, aumentando a ansiedade. Ao contrário, uma respiração lenta e profunda vai permitir ao sistema nervoso dito parassimpático (SNP) de bloquear os efeitos ansiogênicos do sistema simpático: ele desencadeia então o relaxamento e proporciona um estado de calma.

 

Outra explicação do Dr. R. Abrezol: “Graças a esse retorno à natureza (pela respiração abdominal) seu diafragma, até então imóvel, vai abaixar-se a cada inspiração e elevar-se a cada expiração. Esse movimento inexistente ao respirarmos pelo tórax ou pelos ombros produz uma massagem em profundidade à inspiração do plexo solar (centro nervoso neurovegetativo localizado entre o umbigo e o esterno) e dos órgãos abdominais internos.  Muitas angústias ressentidas no nível do plexo solar vão sumir de modo espontâneo”.

 

Exercício

Sentado no solo e encostado contra uma parede ou, deitado de costas, realize esse exercício (respiração abdominal):

 

  • Inspire lentamente e profundamente pelo nariz
  • Coloque uma mão no abdômen e expire pela boca, contraindo-o ligeiramente (puxe voluntariamente com a mão para contrair o abdômen)
  • E inspire pelo nariz estufando unicamente o abdômen (o abdômen fica estufado)
  • Assopre lentamente pela boca (a expiração é mais lenta que a inspiração)
  • Repita o exercício 3 vezes seguidas

 

Sylvain Baert acrescenta que o fato de controlar sua respiração desse modo (cerca de 6 ciclos respiratórios por minuto, graças à expiração lenta, ao invés de 12 a 20 ciclos em tempo normal) permite alcançar a coerência cardíaca ** associada a um estado de calma e relaxamento.

 

Foco no momento atual

É o que chamamos de técnica mindfulness (meditação com plena consciência). Para compreender melhor em que ela é necessária, leia essa citação de Leonardo da Vinci “O homem olha sem enxergar, escuta sem entender, toca sem sentir, come sem apreciar, desloca-se sem perceber, respira sem ter consciência dos cheiros ou perfumes e fala sem pensar”.

Assim, partindo dessa premissa…Viver o momento presente, como isso funciona? Treine várias vezes por dia, focalizando sua atenção sobre sua respiração ou um objeto neutro. Toda vez que você sentir seu espírito divagar, traga-o novamente a foco.

Ao adotar esse método, você vai gerenciar melhor suas emoções, você vai aprender a dominá-las melhor e aceitá-las. O ponto principal da plena consciência é que você consiga estar presente para o que existe agora.

Então está combinado, vamos sair do seu modo “piloto automático” e viver o momento presente para ficar relaxado e aproveitar plenamente das férias!

 

Me imagino de férias

Utilize a técnica da imaginação de descanso para relaxar! Ela consiste em escapar mentalmente para um lugar imaginário ou real (lugar exclusivamente positivo, lembranças agradáveis, férias que estão por vir).

 

Na prática

Após algumas respirações relaxantes, imagine-se de férias numa ilha paradisíaca ou num lugar calmo, positivo e agradável  - como se você já estivesse com as pernas para o ar, embalado pelo calor suave do Sol. Deixe-se invadir por esse local, como se você estivesse lá, você se sente bem… Represente-se cada detalhe desse lugar imaginário ou real: as cores, os contornos, as personagens, o mar, as palmeiras, a areia fina… Sinta a sensação do vento, do calor, da areia quente na pele. Aprecie as sensações de bem-estar, de calma, de serenidade que esse lugar lhe proporciona…

 

Para ir mais longe….

Para aqueles que gostariam de experimentar outras técnicas, descubra também a sofrologia ou o método de relaxamento progressivo de Jacobson (exercícios de relaxamento físico e exercícios de relaxamento mental).

 

Siga algumas aulas de ioga, de Qi-Gong, de Taï chi no seu Domyos clube antes da grande saída e não esqueça: não vale a pena preocupar-se, as férias foram feitas para relaxar!

 

Entre quatro paredes

Isabelle Ranghino, chefe de produto Wellness na Domyos, desvenda-lhe seus pequenos truques para ir embora com o espírito tranquilo.

“O que fazer para evacuar o estresse antes das férias? Tenho meu próprio ritual que sigo conscientemente!” Veja abaixo:

  • Renovo os laços com a natureza, ventilo minha mente ao caminhar
  • Começo meus dias com 10 min de ioga dos 5 tibetanos (ginástica energética composta de 5 asanas simples ou posturas)
  • Adoto uma respiração abdominal lenta
  • Pratico a coerência cardíaca 5 min /dia
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
EM BREVE ESGOTADO
Colchonete Yoga ESSENTIAL 5 mm
R$129,99*
4.00 / 5 254 Opiniões
    YOGA
    conseils-yoga-astuce-yoga-en-vacances

    A ioga durante as férias é a última moda e as estadias oferecendo estágios de ioga estão se multiplicando. Não hesite mais para começar e saborear seu verão entre relaxamento e meditação…

    VOLTAR PARA O TOPO