CARDIO TRAINING: A RESISTENCIA COM TREINO EM CONTINUO

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Para desenvolver a sua resistência, a técnica mais divulgada é treino em contínuo. O princípio: fazer longas sessões de cardio training, regularmente.

 

O que é o treino em contínuo?

Qualquer que seja o desporto praticado (corrida, ciclismo ou outros), o objetivo do treino em contínuo é o de manter a mesma intensidade cardíaca ao longo de todo o esforço. Opõe-se ao treino em fracionado no qual o seu esforço, mais intenso, é de curta duração.

 

Porquê treinar em contínuo?

O trabalho em contínuo melhora a sua resistência. O seu coração reforçado ganha em volume. Além disto, o trabalho em contínuo permite

  • perder e melhor controlar o seu peso
  • melhorar o seu sistema respiratório
  • melhorar a gestão do seu sono

 

O contínuo, a nível do coração…

Após um mês de treino, cada contração do seu coração irá expulsar muito mais sangue. logo transmite muito mais oxigénio aos seus músculos.

A vantagem: o seu coração bate mais devagar e perde menos fôlego, quer esteja em repouso ou em atividade.

 

O treino em contínuo: com que material?

Passadeira de corrida, bicicleta de manutenção, bicicleta elíptica: todo o material de cardio training é utilizado tanto nos treinos em contínuo como nos fracionados. a única diferença: a intensidade do esforço ao longo do tempo.  

 

Por exemplo, para um treino em contínuo numa passadeira de corrida:

  • comece com uma velocidade adaptada ao seu ritmo de marcha rápida
  • aumente a velocidade num ponto, para evitar uma evolução demasiado brutal, a cada 5 minutos.
  • antes dos últimos 5 a 10 minutos (de acordo com a duração global da sessão), diminua para regressar gradualmente ao andamento de partida

 

Este trabalho em contínuo requer uma grande motivação. É indispensável ficar muito tempo na sua máquina (no mínimo 30 a 45 minutos, de acordo com o seu nível). Sem isso, o seu trabalho é ineficaz! 

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