CARDIO TRAINING: A RESISTÊNCIA COM TREINO FRACIONADO

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Para reforçar os seus músculos e o seu coração, nada de mais eficaz que o cardio training com treino reforçado. Alternar períodos de prática intensa e períodos de recuperação permite queimar rapidamente calorias, ao mesmo tempo que se muscula.

 

O que é um treino fracionado?

Você define períodos de exercícios a ritmo elevado (entre 30 segundos e 3 minutos) entrecortados com períodos de recuperação.

 

Ao contrário do treino contínuo, durante os treinos fracionados trabalha a elevada intensidade durante curtos períodos.

 

Os benefícios do treino em fracionado

Este tipo de treino permite um excelente reforço muscular.

Irá melhorar a sua resistência cardiovascular graças a um ritmo intenso de treino.

 

Praticar em frações irá fazê-lo ganhar em resistência e desempenho. Como? Ele "surpreende" o organismo, obrigando-o a adaptar-se a diferentes ritmos de esforço.

 

É ideal para quem quer perder peso. Os períodos intensos permitem queimar muitas calorias em pouco tempo.

 

O treino fracionado, em exercícios

Pratica-se em aparelhos de cardio training como a bicicleta elíptica ou a passadeira de corrida, em casa ou no ginásio. São máquinas que permitem elevar o ritmo cardíaco rapidamente.

 

Defina o ritmo que deseja adotar e os períodos de recuperação:

 

  • O 30/30: alterne 30 segundos de corrida muito rápida com 30 segundos de recuperação. Podem ser calculadas outras variantes, para esforços de 5 a 180 segundos, modulando em consequência o tempo de recuperação.
  • A pirâmide: alterne 30 segundos de corrida / 30 segundos de recuperação, depois aumente as sessões em 15 segundos até chegar aos 1min30.
  • O fracionado longo, que corresponde a 5x500 metros com um tempo de recuperação mais longo (geralmente 1 minuto).
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