COMO GERIR O ESTRESSE

Retomar a toda a velocidade: metrô, trabalho, cama… o reinício não o poupou, sente o seu corpo exausto e vazio de toda a sua energia. Entre uma agenda ocupada, as reuniões em abundância, os dossiês aos milhares... já não sabe mais onde pousar a cabeça. As tensões acumulam-se, a trabalheira invade. Rápido, é preciso parar com tudo isso! Agora, aprenda a relaxar e colocar as preocupações em KO. Aqui estão 4 bons planos para aprender como gerir o seu estresse e estar em forma.

 

Zero regimes, zero depressões!

Aviso para aqueles que são de natureza estressada: diga stop às dietas que afetam os seus nervos. Elas não são boas para pessoas muito sensíveis. O estresse induz a um aumento da ingestão de alimentos entre aqueles que já são frágeis. E a principal causa da fragilidade seria... as dietas! Com efeito, muitas restrições conduzem a transtornos dos mecanismos da fome. Os obcecados pela linha tendem a ser mais vulneráveis ao estresse. Eles iriam então reagir consumindo em mais quantidade, muitas vezes alimentos gordurosos e açucarados, fontes de prazer. Resultado: ganho de peso que, por si só, pode causar estresse... e já está pronto para mais uma volta! Prefira então uma alimentação saudável e equilibrada, sem se impor um regime draconiano. É melhor para a moral e para a linha.

 

Relaxe com música

O seu grupo pressiona-a, anda sempre a correr para todos os lados sem nunca ter tempo para se defender, de uma vez por todas? Não deixe que o mundo exterior a ataque. À hora do almoço, opte por uma pausa 100% zen. Como? Rejuvenesça fora do seu âmbito de trabalho. Saia para arejar o espírito e cortar o ambiente estressante: um espaço verde ou em sua casa, muito simplesmente. Escolha um lugar calmo, que não consiga interromper este ritual. Para se reencontrar em total privacidade, pegue no seu leitor MP3, escolha uma melodia suave ou uma música de relaxamento… em seguida, deixe-se transportar por cada nota deste ar para sentir um verdadeiro bem-estar. O ouvido pode participar no relaxamentopor isso, não espere mais: combata o estresse…com música.

 

Regressar à vida real

O seu smartphone não a deixa em paz e quase parece colado à sua orelha? Sim, a geração geek realmente tinha razão... Se um dia sem ele lhe parece impossível é porque chegou agora a hora de fazer uma pausa... Não tenha medo de perder seja o que for, desta vez, a viciada que você é tem que se desligar. Uma vez por semana, imponha-se este ritual: desligue TODOS os seus aparelhos de alta tecnologia para finalmente se encontrar consigo mesma (não, o zapping na TV não está autorizado...). Nada melhor para eliminar o estresse: aqui está você na vida real, totalmente liberada do mundo conectado.

 

Deixar-se levar com o iôga

No final de um longo dia, como se liberar de todo o estresse? Aqui está um exercício de iôga perfeito para recarregar as baterias: a postura «Shavasana». Deite-se de costas, sobre uma esteira de iôga e libere todas as tensões. Os braços e as pernas ficam ligeiramente afastados, as palmas das mãos estão viradas para cima, os olhos estão fechados. Adote uma respiração relaxante: lenta e profunda no início e, em seguida, regular. Esqueça todas as coisas que a contrariam e que poderiam atrapalhar a sua concentração. Fique assim durante alguns minutos. O exercício pode parecer muito simples mas, no entanto, ele requer total imobilidade. Isto significa que deve manter a sua atenção fixada sobre o corpo totalmente imóvel. Esta postura é particularmente útil para tomar conhecimento do seu corpo, aliviar a mente e regressar ao aqui e agora. Para tentar em caso de estresse, insónia ou nervosismo.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
MULTIESPORTES
conseil-cross-corps-sante-vacances-zen-avant-le-depart

Algumas semanas antes da grande saída para as férias, você está estressado? Domyos desvenda-lhe alguns segredos para gerenciar esse período difícil e sair de férias com um espírito zen e leve!

TODOS OS CONSELHOS
conseils-zen-soyez-zen

Você está a ser novamente apanhado pelo estresse? Descubra os métodos eficazes para manter a calma e serenidade no quotidiano.

VOLTAR PARA O TOPO