COMO MELHORAR A SUA SILHUETA?

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Já experimentou vários regimes mas nenhum foi eficaz e não consegue melhorar a sua silhueta? Eis o programa adequado para ter um corpo delgado e tonificado.

 

Praticar desporto para estar em forma

A atividade física é benéfica para a saúde e a qualidade de vida. Protege os desportistas das doenças e proporciona um bem-estar geral. Mas exercitar-se representa também uma ajuda muito eficaz para melhorar a silhueta e mesmo perder peso caso a atividade física seja associada a um regime alimentar equilibrado. Praticar desporto favorece o gasto energético, enquanto que a produção de massa muscular melhora a tonificação do corpo, favorecendo uma silhueta firme e elegante. Quais são os desportos aconselhados para emagrecer?

 

O cardio-training para afinar a silhueta…

Para afinar a silhueta, o desporto de resistência é ideal. Habitue-se a treinar em aparelhos de cardio-training: bicicleta estática, passadeira de marcha ou de corrida, máquina de remo, bicicleta elíptica, bicicleta de cardio-training. Estas atividades pedem ao corpo um esforço que obriga o organismo a utilizar oxigénio e glicose para trabalhar. Resultado: após cerca de 30 min. o corpo esgotou as suas reservas de glicose e alimenta-se das reservas de gordura (cintura, nádegas, coxas...) para fornecer ao organismo a energia necessária para o esforço.

 

… E muito mais!

Além de ajudá-lo a perder peso, os exercícios de cardio-training praticados regularmente nas máquinas proporcionam vantagens significativas:

 

  • Manter a condição física ao seu ritmo, sem preocupar-se com a meteorologia
  • Fazer trabalhar o coração em suavidade: melhora a resistência cardiovascular
  • Muscular-se sem risco para as articulações
  • Proporcionar uma recuperação ativa e melhorar o desempenho, como complemento de outra atividade desportiva como a musculação.

 

A que ritmo treinar?

A frequência ideal para afinar a silhueta? 45 minutos, 2 a 3 vezes por semana. Privilegie esforços moderados e prolongados, em vez dos exercícios breves e intensos. Para queimar gorduras desde o início do treino, aconselha-se que pratique desporto de manhã e em jejum, após ter ingerido pelo menos uma bebida (neste caso, não ultrapassar 30 a 45 minutos de esforço).

 

Para emagrecer mais depressa, é necessário desenvolver a capacidade aeróbica, ou seja, entre 60 e 70% do seu ritmo cardíaco máximo autorizado (RCMA). Na teoria, obtém-se o seu valor da seguinte forma: 220 menos a idade da pessoa (226 para as mulheres, cujo ritmo cardíaco é ligeiramente mais rápido do que o dos homens).

 

 

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