DIGA STOP ÀS DORES!

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Estas afetam-nos, frequentemente, depois de uma primeira sessão de exercício ou de um esforço físico não adequado para o corpo: Quem não conhece as dores do dia seguinte! Os músculos sofrem em silêncio e dão-nos uma dor por vezes intensa... impossível não se ressentir! Como tratar das dores? Domyos ensina-lhe alguns truques.

 

De onde vêm as dores?

As dores fazem soar o alarme! Estas ocorrem sempre que o esforço físico é pouco habitual ou muito intenso. Os músculos colocados à prova sofrem pequenos traumatismos. Estes são causados por microlesões musculares e as dores decorrem da ação reparadora dos glóbulos brancos. Estes últimos regeneram-se massivamente durante a noite e é por isso que estas famosas dores musculares surgem no dia seguinte, ao acordar...

As dores afetam, sobretudo, as pessoas que dão início a uma prática esportiva, que retomam o exercício após alguns meses de paragem ou as que desafiam os seus desempenhos aumentando a dificuldade dos seus treinamentos.

 

Como evitá-las?

Cuide do seu corpo! Pense em retomar uma atividade física de forma progressiva e sem esfoço.

  • Estire e aqueça antes de qualquer esforço de modo a preparar-se: ao aquecer os músculos estará a ganhar flexibilidade, a tornar os tendões mais flexíveis, a aumentar o débito de oxigénio no sangue.
  • Não esqueça os estiramentos no final da sessão de exercícios, os músculos precisam de se estirar suavemente

 

Os gestos que tratam

A dor que surge após o exercício é intensa durante 48 horas ou 24 horas para os mais sortudos. É preciso, portanto, ter muita paciência para as esquecer! Enquanto espera tente alguns gestos miraculosos para acalmar a dor.

 

  • Relaxe o músculo através do calor: um bom banho irá fazer-lhe bem para acalmar as dores
  • Massaje suavemente as zonas doridas com ou sem uma pomada analgésica para aquecer o músculo e evitar eventuais contracturas
  • Continue a esticar e a realizar alguns exercícios de flexibilidade, ou melhor, faça uma sessão de stretching!
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