EM QUE MOMENTO DO DIA É PRECISO PRATICAR UMA ATIVIDADE ESPORTIVA?

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Não é sempre fácil encontrar o momento ideal para praticar uma atividade esportiva. A maioria dos praticantes não pode se dar ao luxo de escolher esse momento, ela pratica mais em função de suas disponibilidades, de acordo com suas agendas lotadas, divididas entre família, trabalho e lazer. Entretanto, nem todos os momentos são propícios para a prática de uma atividade esportiva e é preciso conhecer alguns truques antes de começar…

 

Antes de tudo, é preciso saber que nosso corpo acompanha todo dia, ciclos que lhe impomos em função de nossos modos de vida. A prática de um esporte deve estar adaptada a ciclos diários que são importantes de ser respeitados. Devemos adaptar nossas atividades esportivas em função desses esquemas para não perturbar demais o organismo e desse modo, potencializar seus desempenhos durante um esforço.

 

Sendo assim, entendendo, o melhor momento para praticar uma atividade esportiva depende de cada um de nós, pois temos ritmos de vida diferentes. Seria pura ilusão pensar que existe um momento específico, durante o qual nosso corpo está mais capacitado para exercer uma atividade física. Entretanto, em função de seus objetivos, há alguns conselhos a serem seguidos para otimizar sua prática esportiva. As opiniões divergem bastante a esse respeito e é por isso que enumeramos os mais comuns dentre eles.

 

Alguns conselhos a ser seguidos

De acordo com suas motivações, os melhores momentos para praticar uma atividade esportiva têm poucas diferenças entre si. Antes de tudo, é preciso notar que a temperatura de nosso corpo varia de acordo com as horas do dia. Ele está na sua temperatura mais baixa entre uma a três horas antes de acordar de manhã e na sua temperatura mais alta, no final da tarde, ao redor das 17 h. Foi provado que quanto mais elevada está a temperatura do corpo, mais nosso desempenho físico é bom. Desse modo, podemos considerar que o momento mais propício para o treino é ao final da tarde.

 

Todavia, caso seu objetivo seja perder peso, é mais aconselhável praticar uma atividade esportiva de manhã, de jejum, após ter pelo menos consumido uma bebida. Desse modo, você queimará gorduras desde o começo do treino. Nessas condições, é melhor não fazer mais de 30 a 45 minutos de atividade.

 

Existem momentos do dia durante os quais não é aconselhável praticar uma atividade esportiva. Por exemplo, é preciso evitar o treino se estamos de estômago vazio há várias horas. Nesse caso, você pode consumir carboidratos rápidos antes da atividade. Além do mais, a atividade física deve ser evitada durante a digestão, pois ela mobiliza muita energia. Entretanto, a digestão completa dura cerca de quinze horas, por conseguinte, não é preciso esperar tanto tempo e sim, duas a três horas entre a refeição e o treino.

 

Finalmente, caso você tenha dificuldades para pegar no sono, é recomendável não fazer esforços intensos demais depois das 19h, pois você poderia inverter a curva de sua temperatura corporal.

 

Preste atenção a seu corpo

Claro, esses poucos conselhos devem ser anotados, mas saiba que para determinar o momento mais favorável para uma prática esportiva, ouvir seu relógio interno vale muito mais que qualquer conselho. Para saber a que momentos seu organismo está mais apto a exercer uma atividade física, faça diversas experiências para encontrar o ritmo que lhe corresponda melhor.

 

O importante, claro, é praticar uma atividade esportiva regularmente, para sentir-se bem com seu corpo e sua mente!

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