ESCOLHER CORRETAMENTE SEU APARELHO PARA ABDOMINAIS

Existem dois grandes tipos de aparelhos para abdominais: o aparelho estático e o aparelho dinâmico. Para efetuar sua escolha entre esses dois modelos, vários critérios entram em jogo: seu nível de prática (você é iniciante ou já tem muita prática?) e seu objetivo de prática (você deseja definir os abdominais ou tonificar os músculos profundos?). Para auxiliar você na sua escolha de aparelhos para abdominais, você encontrará abaixo todos nossos conselhos e dicas.

 

Seu objetivo é ter uma barriga tanquinho e perfeitamente definida? Escolha um aparelho para abdominais! Perfeito para reforçar a faixa abdominal e afinar sua silhueta, é o equipamento que deve ser adotado com urgência.

 

Antes de escolher, as razões corretas para investir

Escolher um aparelho para abdominais é a garantia de trabalhar a faixa abdominal: abdominais da parte superior, da parte inferior e dos oblíquos.

O aparelho para abdominais é normalmente utilizado com o objetivo de trabalhar a faixa abdominal, que é composta dos abdominais da parte superior, inferior e dos oblíquos.

 

As vantagens no corpo são:

  • Desenvolver a tonicidade da barriga
  • Afinar e esculpir a silhueta
  • Manter e reforçar as lombares

 

A posição correta

Pense em contrair seus abdominais e a segurar sempre sua nuca, suas lombares e sua faixa abdominal durante a prática. Seja vigilante para não acentuar a amplitude de seus movimentos: é melhor concentrar-se sobre movimentos com uma amplitude mais leve, mas bem controlados (graças à manutenção dos abdominais).

 

Para as pessoas sofrendo de problemas nas costas, meça o esforço: a prática dos abdominais deve ser controlada.

 

Quê aparelho, para quê uso?

Escolher corretamente seu aparelho para abdominais é saber selecionar o material adaptado ao seu objetivo de prática.

 

O aparelho para abdominais é normalmente dobrável e pequeno, o que permite transportá-lo sem preocupações. É de fácil utilização e favorece o conforto durante o esforço.

Para escolher seu aparelho para abdominais, você deve perguntar-se sobre duas coisas:

  • Em que posição você quer trabalhar: estática ou dinâmica?
  • Qual é seu nível de prática?

 

Trabalhar os músculos na posição estática ou dinâmica

Existem dois modos de trabalhar os abdominais. O trabalho dinâmico (abdominal convencional), que tem como objetivo definir os abdominais, e o trabalho estático (trabalho de revestimento), que tonifica os músculos profundos (músculos que sustentam as vísceras) e que protegem as lombares.

 

Aparelhos do tipo balança (crunch) e as pranchas para abdominais auxiliarão você a trabalhar de modo dinâmico, e o abdo gain no modo estático.

 

Quê aparelho, para quê prática?

Para o praticante iniciante ao praticante com muita prática: aparelho tipo balança (posição dinâmica)

Para o esportista que estiver começando a prática da tonificação dos abdominais, o aparelho tipo balança (também chamado crunch) será aconselhado. Ele é frequentemente composto  por um apoio para a cabeça em espuma, com o objetivo de aliviar a nuca do praticante. O aparelho é colocado no solo e os pés não ficam bloqueados. O movimento efetua-se por um impulso dos braços que favorece a prática do abdominal convencional.

 

Esse aparelho guia o movimento e auxilia a permanência numa boa posição durante a prática. Ele diminui o risco de lesão

 

Para o praticante iniciante ao praticante com muita prática: o abdo gain (posição estática)

Basta você sentar-se no abdo gain, inclinar-se ligeiramente para trás e manter uma das posições. Pense em manter seus abdominais bem contraídos, durante o exercício, para proteger suas costas. Mantenha cada posição por 10 segundos e volte na posição sentada para recuperar-se durante 30 segundos. Em função do seu nível, você pode aumentar o tempo da posição e diminuir o tempo de repouso.

 

O praticante experiente: a prancha (posição dinâmica)

O esportista experiente se orientará mais facilmente para as pranchas abdominais, com o objetivo de efetuar um trabalho em profundidade na faixa abdominal.

 

O movimento efetuado se faz com um abdominal convencional. Os pés são mantidos por tubos de espuma no intuito de manter a estabilidade e segurança durante o exercício. A prancha oferece uma amplitude de movimento mais importante. É possível ajustar o ângulo de trabalho (altura dos tubos de espuma e a inclinação dos pés) com o objetivo de intensificar o esforço. Mantenha os músculos abdominais bem contraídos durante a prática para não se machucar.

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