QUE ESPORTE PRATICAR DURANTE UMA DIETA

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Se existisse uma receita milagrosa ou uma dieta de choque para uma rápida perda de peso, esta seria conhecida! Correndo o risco de decepcioná-lo, emagrecer é uma questão de bom senso. Descubra porquê.

 

Quer você tenha 2, 5 ou 10 kg para perder, o refrão é o mesmo. Primeiro deve começar por equilibrar a alimentação de acordo com sua própria personalidade (idade, sexo, modo de vida…) e depois associar este novo regime alimentar ao exercício físico. É a melhor equação para remodelar sua silhueta: se queimar mais calorias por dia do que aquelas que consome irá, forçosamente, eliminar massa gorda. Mas para isso, você precisa se MEXER!

 

Antes de escolher

Sabia que seu organismo não gasta de modo equivalente as reservas de glicídios e de lipídios conforme o esporte praticado? Na verdade, os gastos de energia dependem do tipo de esforço solicitado e da respectiva intensidade. Nosso corpo funciona com diferentes carburantes que atuam consoante a atividade física praticada. Por exemplo, nos esportes de fraca potência, mas de resistência, além dos três minutos, nós mobilizamos açúcar ao qual juntamos lipídios. É este canal que é interessante para perder peso.

 

Lembre que são, essencialmente, os esforços moderados e prolongados que queimam gorduras, mais que os exercícios rápidos e intensos. Graças a uma boa oxigenação, a sessão pode durar várias horas. E quanto mais você treinar, mais gordura irá perder. Para ajudá-la a emagrecer, trabalhe com aeróbica, ou seja, entre 60 e 70% da sua frequência cardíaca máxima permitida (FCMA). Em teoria, esta é obtida da seguinte forma: 220 menos a idade do indivíduo (226 para as mulheres, que têm o coração ligeiramente mais rápido do que os homens).

 

Qual o esporte indicado para perder peso?

Os esportes de resistência, sem dúvida! Nada como caminhar, correr e pedalar. Assim que o tempo o permita, faça uma atividade ao ar livre para relaxar. Caso retome o esporte, experimente o cardio training. Não nos cansamos de elogiar seus benefícios para recuperar a linha. Também é uma excelente forma de trabalhar a respiração e preservar sua saúde cardíaca. É a base de todo o treino para melhorar sua condição física, afinar e tonificar o corpo. Existem diferentes aparelhos à sua disposição: esteira de caminhada ou de corrida, bicicleta estática ou elíptica, stepper, máquina de remo. Não há mais desculpas para não sair, você pode sempre treinar na academia ou continuar as sessões em casa, caso decida investir neste tipo de material. Por fim, lembre-se de que não há uma atividade mais benéfica que outra, tudo depende da sua morfologia, idade e peso. Escolha aquilo que combina com você e que possa praticar com prazer!

 

Como treinar para emagrecer?

A palavra de ordem: regularidade. Apenas aquilo que gera resultados a longo prazo. Estabeleça um planejamento desportivo para aderir a seus treinos. O ideal seria, pelo menos, 30 minutos todos os dias ou três sessões por semana de 45 a 60 minutos. O importante é ter uma atividade física regular em vez de rara e intensiva. Avance progressivamente, sem ultrapassar seus próprios limites. Escute seu corpo e, acima de tudo, preste atenção a sua capacidade respiratória. Durante todo o exercício, até mesmo quando um pouco sem fôlego, deve-se conseguir falar, dizer quatro ou cinco palavras. Não se esqueça de se hidratar corretamente durante o esforço! Em apenas dois ou três meses, você poderá perder peso e recuperar a linha.

 

 

 

Você tem agora algumas pistas que lhe irão ajudar a perder peso mais rapidamente graças ao esporte. Nunca se submeta a uma dieta draconiana, isso arriscaria desequilibrar seu organismo. Privilegie sobretudo uma alimentação saudável associada a uma atividade física.

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