ESTOU GRÁVIDA: QUAIS ESPORTES EU POSSO PRATICAR?

Você espera que um evento feliz para você, não é questão de não fazer esportes por nove meses? Nada de pânico: Fazer esporte estando grávida é possível! Com a condição de dosar o seu exercício e de respeitar algumas regras de precaução. Será preciso aprender a mudar seus hábitos e ajustar suas atividades para evitar correr riscos desnecessários para o bebê. Siga nossos conselhos para fazer a escolha certa.

 

Esporte e Gravidez: as restrições

Esperar um bebê não deve impedi-la de se mover! Mas devemos reconhecer que a gravidez não é algo sem inconvenientes: cansaço, falta de ar, tonturas, câimbras, quedas de tensão... esses problemas que vão e vêm ao longo dos nove meses perturbam o organismo. O crescimento da barriga e o peso do bebê provocam perda de equilíbrio e dificuldade de movimentos. As costas que doem e as pernas pesadas que mexem com a moral das mulheres ... Muitas vezes, o descanso é uma maravilha!

 

O esporte certo para uma mulher grávida

A boa notícia é que há atividades permitidas para as mulheres grávidas! Nada comoandar ao ar livre para uma boa lufada de ar fresco, a natação ou a hidroginástica para mover-se suavemente, a bicicleta estática para tonificar seu corpo e trabalhar a respiração. Estas atividades são saudáveis e seguras durante a gravidez se realizadas com moderação. As adeptas do jogging poderão continuar a seu treinamento de corrida até o quinto mês de gravidez, desde que você faça em solo plano e num ritmo moderado.

 

Durante o último trimestre, o corpo de uma mulher grávida está mais exposto a lesões nas articulações e ligamentos. Para evitar esses acidentes: diminuir movimentos de extensão acentuada, concentrar-se em atividades onde não há risco de entorse (esteira ou bicicleta estática em vez de um passeio no parque), reduzir o peso das cargas levantadas nos exercícios de musculação.

 

As contraindicações para o exercício físico

Alguns casos exigem a interrupção da atividade física durante ou após a gravidez. Se você encontra-se nos casos a seguir, fale imediatamente com o seu ginecologista ou obstetra.

 

  • Você fez um aborto espontâneo

  • Você deu à luz um bebê prematuro

  • Se lhe foi relatado um risco de dar a luz prematuramente

  • Você tem a placenta em posição baixa

  • Você teve sangramento crônico

  • Você já teve problemas na parte inferior das costas, ou na articulação do quadril

  • Você tem hipertensão

  • Você está esperando gêmeos ou mais

 

Diminua o ritmo durante a gravidez

As mulheres costumam fazer esta pergunta: Devo desacelerar em função dos diferentes períodos da gestação? A resposta é sim. Praticar esportes durante a gravidez, é bom, obviamente, ficar atenta ao seu corpo e saber frear quando o bebê pedir. Se você estava ativa antes da gravidez, o desejo de moderar seus exercícios vem naturalmente: o seu peso e o "volume crescente" da sua barriga vai tornar você mais lenta. Durante o primeiro trimestre de gravidez, é importante evitar a exposição ao calor. Durante o segundo trimestre, é imperativo evitar exercícios ficando em pé por um tempo prolongado pois eles podem reduzir o fluxo sanguíneo para o seu bebê.

 

A boa referência

Para descobrir se você exagera, lembre-se desta referência para que você se exercite com segurança: pratique seus exercícios a 60% de sua capacidade cardíaca durante a gravidez.

Em todos os casos, interrompa a prática imediatamente se tiver: tonturas, falta de ar, sensação de mal-estar, sangramento, dificuldade para caminhar, contrações, falta incomum de movimento do seu bebê.

 

Os conselhos do seu treinador para adaptar sua atividade

Para aprender a ajustar sua atividade física durante a gravidez, siga o conselho de Amandine treinadora da Domyos club. Siga estas regras para praticar com segurança. Em todos os casos, não se esqueça de pedir a opinião do seu médico para iniciar ou retomar um esporte.

 

  • Reduzir a intensidade do exercício / esforço => Referências: poder manter uma conversa

  • Evitar a insolação

  • Evitar ressaltos / choques

  • Evitar contrações musculares dos músculos abdominais

  • Pensar em beber regularmente

  • Reduzir os pesos a serem levantados

 

Meu esporte na academia

Se você seguir as recomendações do seu treinador, você pode fazer praticamente qualquer coisa! Na sua academia, dê preferência ao step, à bicicleta elíptica, ao remador e à bicicleta estática. Quanto às aulas em grupo, você pode ter aulas de dança, adaptando a intensidade do seu exercício ou juntar-se aos níveis iniciantes para reduzir o ritmo. As atividades de ginástica leve (yoga, pilates, alongamento) são altamente recomendadas. Esqueça os exercícios abdominais e de fortalecimento muscular que requerem pesos.

Finalmente, nunca comece o exercício sem a presença de um treinador!

 

A saber: você somente deve tomar a decisão de fazer ou não exercícios físicos após o parecer do médico qualificado sobre o assunto. 

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