A IOGA SOB TODAS SUAS FORMAS

Disciplina ancestral surgida na Índia, a ioga permite harmonizar o corpo e o espírito com o auxílio de exercícios físicos, de posturas e de meditação. Muito mais que uma simples de atividade, ela aparece frequentemente como um verdadeiro modo de vida, que oferece a possibilidade de tomar plenamente consciência de si, aprender a conhecer seu corpo e estar em paz com ele.

 

A ioga é uma prática composta de inúmeras vias, que correspondem às aspirações individuais de cada um e aos diferentes aspectos de nossa natureza. Além do mais, existem correntes distintas na sede de uma mesma via. Essa diversidade não é o sinal de uma fraqueza qualquer, ela é, de fato, uma resposta às expectativas pessoais de cada um. É devido ao fato de não termos todos os mesmos desejos e necessidades que existem tantas variedades na ioga.

 

Seria muito complexo e trabalhoso citar todas as vias existentes da ioga. É o motivo pelo qual selecionamos suas principais variedades, para que possamos apresentá-las e que você possa escolher a que lhe convier melhor … Nada lhe impede de experimentar todas para que você tenha sua própria opinião!

 

A Hatha Ioga, a via mais conhecida

Para muitos Ocidentais, a ioga resume-se a essa variedade. Entretanto, ela é somente um estilo dentre outros. Ela caracteriza-se principalmente por posturas e técnicas de respiração e relaxamento. O objetivo de seus praticantes é desenvolver a consciência de seu corpo e espírito, graças à respiração. Trata-se de uma via espiritual como um todo, que permite harmonizar e desenvolver faculdades psicológicas, tais como a concentração ou a serenidade, e faculdades corporais, tais como a musculação e a destreza. Ela permite soltar-se, mas, também permite reforçar seus músculos. É um verdadeiro preparo à meditação, acessível a todos, novato ou mais experiente, crianças e adultos.

 

A Raja Ioga, a via entre a meditação e o dinamismo

Esse tipo de ioga, denominada também de Ashtanga Yoga, inclui elementos da Hatha Ioga completando-as por princípios de vida e de meditação. Aqui, o objetivo é alcançar a expressão mais completa da ioga, que se caracteriza pela sincronização da respiração e dos movimentos. As posições são bem dinâmicas e as séries são rápidas. Essa via necessita de muita destreza e energia, um pouco como na ginástica. Seus principais benefícios são o reforço muscular e o relaxamento. Ela é mais direcionada para aqueles que desejam aliar meditação e gasto energético.

 

A Bhakti Ioga, a via da devoção

Exatamente como na Karma Ioga e na Jnana Ioga, a Bhakti Ioga é uma via de realização espiritual. Na realidade, essa prática não contém posturas, trata-se unicamente de rituais de reverências, de cantos sagrados, de orações… que transformam a ioga numa abordagem focada no coração. É a ioga do amor universal, da adoração, mesmo não sendo uma religião. O objetivo de seus praticantes é entrar em contato com o Ser supremo, adotando um modo de vida especial. Essa disciplina é, portanto mais adaptada para os que desejam orientar-se especialmente para a meditação.

 

A Karma Ioga, a via do serviço

Esse tipo de ioga é praticado por muitas pessoas, sem que elas desconfiem. De fato, trata-se de dar sem preocupar-se com os resultados dessa doação. É oferecer ao próximo, tendo um espírito desinteressado. É o que sempre fazem os pais, quando eles dão algo aos filhos.

 

A Jnana Ioga, a via da sabedoria e do reconhecimento

Esta ioga permite desenvolver não o conhecimento dos fatos e sim o conhecimento de si. Ela permite descobrir a sabedoria de seu espírito e aquela que temos no fundo da alma. Seu método é o retorno à fonte de nossos pensamentos.

 

A Bikram Ioga, a via do calor

Essa prática acarreta um encadeamento de 26 posturas para aquecer e alongar os músculos, os ligamentos e os tendões. Uma de suas variantes é realizar essas posturas numa sala aquecida a 40°C para intensificar os benefícios. De fato, o calor permite trabalhar os alongamentos em profundeza. A Bikram Ioga é direcionada para todos, com a condição de não sofrer de problemas de saúde associados ao calor.

 

A Ioga Nidra, a via do semidespertar

A Ioga Nidra funciona sobre o princípio do “sono da ioga” que poderia ser comparado a um estado de transe. Ela é baseado sobre o relaxamento, no limite do sono, permitindo alcançar um estado de semidespertar consciente. O relaxamento do espírito é total, com o objetivo de desenvolver uma tomada de consciência de si. As representações dessa ioga são as mesmas que na sofrologia. Ela está perfeitamente adaptada às pessoas estressadas, sofrendo de problemas de sono ou de concentração.

 

A Iyengar Ioga, a via do alinhamento postural

Trata-se de uma versão mais intensa e rigorosa da ioga tradicional. O princípio é o do alinhamento dos membros do corpo que se traduz por uma série bem precisa de posturas, acompanhadas, às vezes, por acessórios, tais como cobertores ou bancos, para não machucar-se. É um verdadeiro trabalho sobre o alinhamento postural, sobre o sistema circulatório e a concentração. Um de seus benefícios é o alívio das costas. Ela é mais adaptada aos jovens tônicos, com uma certa forma física.

 

A Kundalini Ioga, a via do domínio da energia

Nesse tipo de ioga encontramos posturas paradas, séries, exercícios de respiração e até cantos. O trabalho é feito ao redor da coluna vertebral. O objetivo de seus praticantes é despertar a consciência de si pelo domínio da energia primordial, presente em cada um de nós e que evolui ao longo da coluna vertebral. A Kundalini Ioga é direcionada para aqueles que já conhecem a ioga.

 

Encontre sua felicidade na ioga!

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