MUITO FRIO PARA FAZER FITNESS...?

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Como permanecer em forma durante o inverno? Durante estes meses, presta menos atenção física a si próprio. E praticar esporte quando está frio, não é para todos os gostos... No entanto, a atividade física não é desaconselhada no inverno; pelo contrário, o esforço durante o tempo frio, promove a imunidade. Descubra os nossos bons conselhos para aprender a proteger-se do frio e continuar a praticar sua atividade favorita, mesmo quando o termómetro indica zero graus... (ou menos)!

 

Praticar esporte no inverno

Está determinado a enfrentar o frio para se entregar à sua sessão de treinamento? Basta tomar as precauções adequadas para enfrentar esta mudança de temperatura... Atenção aos músculos! O frio aumenta o risco de lesões musculares. O motivo? Sob o efeito do frio, o diâmetro dos nossos vasos sanguíneos diminui, o que provoca uma irrigação menos boa dos nossos músculos e dos nossos órgãos. Resultado: o risco de lesões é mais elevado no inverno. As condições meteorológicas adversas devem dissuadi-lo de praticar esporte com tempo frio: neve, gelo, vento... rimam frequentemente com quedas prejudiciais.

 

Preparar-se para o frio

Praticar esporte no inverno é também saber respeitar determinadas regras para nunca arrefecer ou ficar desidratado e ser capaz de fornecer a energia necessária ao nosso organismo para garantir o esforço. Siga os nossos bons conselhos para treinar sem riscos.

 

1. Equipar-se

Antes de pensar em pôr o nariz de fora, é necessário pensar em equipar-se. Na verdade, quando está frio, sua energia é especialmente dedicada a aquecer o corpo. E para o fazer bem, é melhor proteger-se utilizando várias camadas de roupa. Mas não demasiadas! Porque quanto mais ativo é, mais o corpo aquece e mais transpira... e é a própria humidade que conduz ao frio e, depois, a transpiração que arrefece o corpo. Se seu corpo arrefecer, é seu fluxo sanguíneo que sofre, expondo-o a um risco mais elevado de lesões. Prefira materiais sintéticos isoladores e respiráveis, que lhe permitam manter-se seco durante o esforço. Proteja principalmente as extremidades, são estas que estão mais expostas ao frio. Vista um gorro e luvas. Se as temperaturas são glaciares, experimente escalfetas para pés ou mãos.

 

2. Aquecer-se

Quem fala de frio, fala de risco de lesões! Praticar esporte custe o que custar é digno, mas precisa manter-se vigilante durante o inverno. E para começar corretamente sua sessão de treinamento, há uma palavra de ordem: o aquecimento. O seu corpo precisa de subir a temperatura para aquecer os músculos e ser mais eficiente, especialmente quando está frio. Graças a uma boa preparação física, os vasos sanguíneos dilatam-se e a circulação é ótima no momento do esforço. Prefira alongamentos ativos que o irão poupar de distensões: séries de subidas dos joelhos, de «calcanhares nas nádegas», squats, sem correrias… Execute também alguns saltos à corda para trabalhar o cardio. Não hesite em realizar alongamentos durante seu aquecimento: no tempo frio, seus músculos, seus ligamentos e os tendões demoram mais tempo a descontraírem.

 

3. Comer de forma ligeira

Comer mais gorduras quando está frio: info ou intox? Marie Fauchille, nutricionista na Aptonia, responde sobre este tema. «Quando está frio, o esportista deve, antes de mais, cobrir a quantidade de energia indispensável para garantir seus gastos energéticos. Em termos de alimentação, isso não significa que é preciso comer mais gorduras, mas sim que precisa deaumentar a ingestão de glúcidos (os glúcidos complexos ou açúcares lentos - cereais, massas, arroz, legumes, batatas, etc.) e limitar a ingestão de lípidos (matérias gordas). Denis RICHE, especialista francês de micronutrição, disse a este respeito ‘os alimentos mais adequados para os esforços quando está frio são primeiro aqueles que permitem aos músculos trabalharem, ou seja, aqueles à base de glúcidos. O esportista não precisa de ser gordo, se ele estiver bem vestido, se comer bastante e se permanecer em movimento.’»

 

4. Hidratar-se

Se a sensação de sede é menos significativa no inverno do que quando está bom tempo, não se esqueça de se hidratar adequadamente. Lembre-se que, quando está frio, nós transpiramos tanto como em pleno verão. O ar frio é menos húmido do que o ar quente, o que estimula a perda de água ao nível das vias respiratórias. Nunca sentiu estes desagradáveis formigueiros na garganta durante uma sessão de esporte no inverno? No seu ginásio ou ao ar livre, pense em beber regularmente: beba uma golada de bebida energética, a aproximadamente cada dez minutos.

 

5. Passe o inverno em interiores!

Demasiado frio para praticar esporte? Não faz diferença, com Domyos, tudo é possível! Por que não usar o esteira de corrida, a bicicleta elíptica ou o aparelho de remo para continuar o treinamento? O fitness em casa com equipamento de cardio training é uma boa forma de trabalhar sua condição física, independentemente do tempo que está! As vantagens? Melhora seu sistema cardiovascular, muscula seu corpo, perde peso e relaxa, tudo isto confortavelmente em sua casa. Pondere também as aulas coletivas de fitness em ginásio, existem para todos os gostos: cycling, boxe, Zumba®, CAF, step, streching… 

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