MUSCULAÇÃO E CRESCIMENTO

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Se a musculação faz muito sucesso com os jovens adolescentes, é sempre bom alertá-los sobre os riscos associados à prática. Musculação e crescimento são compatíveis?

 

A musculação, um esporte adaptado aos adolescentes?

A musculação é um esporte que atrai muito os adolescentes que desejam aprender a conhecer seu corpo e seus limites. Eles querem desenvolver sua massa muscular para moldar sua silhueta jovem.

 

Entretanto, ouvimos frequentemente que a musculação, praticada numa idade jovem tem efeitos nefastos sobre a saúde. Ela é considerada perigosa, pois inibiria o crescimento, diminuiria a flexibilidade, reduziria as capacidades cardiorespiratória e prejudicaria os tendões e a articulação dos adolescentes. Então, qual é a verdade?

 

Uma prática razoável

É verdade que praticar a musculação de modo intenso desde a adolescência poderia ter algumas consequências sobre o crescimento e sobre a saúde, de modo geral. É preciso lembrar que se trata de um esporte bastante traumatizante para os músculos e articulações e praticá-la sem precauções pode ser perigoso. Solicitar o esqueleto em excesso pode igualmente acarretar traumatismos nas costas.

 

Sendo assim, ao começar a musculação, é aconselhável ser prudente. Antes de tudo, é preciso evitar levantar pesos muito pesados e realizar treinos intensos. Alguns exercícios são amplamente desaconselhados para os adolescentes, cujos pontos fracos são a coluna vertebral, os ligamentos e as cartilagens: o squat, os desenvolvidos sentados com barra e o levantamento de solo devem ser banidos!

 

Por outro lado, é desaconselhável começar a musculação antes dos 15 anos de idade, notadamente para as mocinhas. Antes dessa idade, concentre-se mais sobre atividades de fitness e de cardio training. Caso você inicie a prática, vá numa academia especializada para poder acompanhar os conselhos de um treinador com experiência que lhe mostrará os movimentos certos que devem ser efetuados. Não há nada pior do que executar os movimentos de modo errado, com o risco de lesionar-se!

 

Enfim, caso você deseje praticar a musculação a todo custo, seja bem cuidadoso no que concerne aos treinos que você estiver fazendo.

 

Conselhos para uma prática sadia

  • Preste uma atenção especial a suas articulações, elas são frágeis se você estiver em fase de crescimento!

  • Não se preocupe com a aquisição de massa, de regimes ou com o fato de secar, trata-se de noções reservadas para os adultos.

  • Alimente-se de modo saudável, até saciar sua fome, evitando os complementos alimentares, não adaptados ao seu corpo ainda em fase de crescimento.

  • Integre exercícios de flexibilidade aos seus treinos para poder conservar sua flexibilidade.

  • Pratique a musculação como complemento de outro esporte, tal como um esporte coletivo ou de resistência, para desenvolver suas capacidades cardiorespiratórias.

  • Para uma prática moderada, treine, primeiramente, uma vez por semana, além de outro esporte. Aumente a quantidade de sessões a cada ano.

  • Por que não realizar esse esporte com um de seus familiares, para acentuar a motivação e acrescer convivialidade a seus treinos?

  • Não hesite em consultar um médico para saber se essa atividade lhe convém…

 

Finalmente, saiba que o método de treino Lafay é notadamente recomendado para os adolescentes, pois ele permite trabalhar a força, a resistência, a potência, além da flexibilidade, com o auxílio de treinos progressivos para manter a motivação. Os exercícios sugeridos não são perigosos ou traumatizantes, pois eles são efetuados com o peso corpo.

 

Os benefícios da musculação

Contrariamente às ideias aceitas, a prática da musculação na adolescência não tem somente efeitos negativos no corpo. Praticada de modo razoável, ela permite o crescimento da massa óssea e auxilia o corpo a formar-se e não modela o corpo. Eis toda a nuançe de uma boa prática.

 

Por outro lado, a musculação é um esporte facilmente associável a outra disciplina. Como complemento de um esporte de combate, dentre outros, ela pode ser realizada com o objetivo de desenvolver suas qualidades e sua velocidade de força.

 

Psicologicamente, a musculação permite ampliar a autoestima, a confiança em si e a perseverança. Ela tem um enorme poder estimulante, notadamente nos adolescentes.

 

 

 

Finalmente, começar a praticar a musculação na adolescência não inibe o crescimento se a atividade for praticada com cuidado. Os efeitos dessa atividade sobre o corpo variam em função das pessoas, mas sabendo que cada vez mais jovens estão sendo vítimas da obesidade, ela pode revelar-se eficaz se for associada a uma atividade cardio.

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