A MUSCULAÇÃO, UM ESPORTE ADAPTADO AOS IDOSOS

Numa época onde a tendência é ficar jovem por mais tempo, nossos anciões fazem de tudo para diminuir os efeitos do tempo no seu corpo. O esporte, e notadamente a musculação, é um bom meio para alcançar tal desejo.

 

A necessidade de manter seu corpo que está envelhecendo

É preciso saber que a partir dos 50 anos de idade, a massa muscular e a força diminuem de 40 a 50%. E mais o tempo passa, mais esse fenômeno acelera-se! Com a idade, a dificuldade para respirar é igualmente mais pronunciada, a aquisição de quilos extras é frequente e o equilíbrio diminui. Isso influi bastante sobre a mobilidade, a capacidade dos idosos em manter uma vida autônoma e o aumento das quedas. Permanecer inativo representa portanto um perigo a partir de certa idade. Para remediar  tal fato, o esporte praticado com suavidade, é uma boa solução.

 

Sendo assim, a atividade esportiva permite:

  • reduzir o risco de obesidade
  • diminuir as tensões
  • reduzir o risco de formação de coágulos nas artérias
  • contribuir à diminuição do colesterol
  • aumentar a massa óssea
  • ampliar as defesas imunitárias
  • manter os músculos

 

A musculação e seus trunfos

A musculação é um esporte adaptado às necessidades dos idosos, isto é, manter sua força, sua massa muscular e seu equilíbrio. Contrariamente a alguns preconceitos, a idade não limita as capacidades das pessoas para que elas se tornem mais fortes graças a esse esporte. Ele pode ser praticado em qualquer idade, pois vários músculos são solicitados sem criar estresse cardiovascular. Exercido de modo progressivo e suave, ele é bom para o corpo, assim como para o moral de nossos idosos.

 

Além do mais, na musculação, o ritmo é personalizado, os movimentos são adaptados e as posições são estáveis. É necessário acompanhar os conselhos de um coach para realizar corretamente os movimentos e não adquirir lesões. Essa prática permite então de:

  • diminuir o risco de quedas associadas à idade
  • aumentar a massa muscular
  • auxiliar na luta contra a osteoporose, reforçando os ossos e articulações
  • ampliar a rapidez da caminhada
  • melhorar a coordenação, o equilíbrio e a qualidade de vida
  • ter uma melhor imagem de si próprio
  • manter uma boa força física e uma certa mobilidade

 

Finalmente, foi provado que realizar exercícios com pesos e alteres auxilia a minimizar o declínio intelectual. A prática regular da musculação, associada a uma alimentação equilibrada, melhora as funções cognitivas que permitem elaborar um itinerário, lembrar-se de um número de telefone, reconhecer um rosto, fazer cálculos mentais, dirigir ou até mesmo ler! Enfim, essa prática esportiva oferece a possibilidade de que os idosos fiquem independentes por mais tempo, que se sintam mais jovens no seu corpo e espírito.

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          FITNESS

          Encontro com Romain Maier, instrutor de musculação no Domyos Club, que nos ajuda a ver os erros a evitar e nos dá algumas regras a respeitar.

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