A MUSCULAÇÃO, UM ESPORTE COMPLEMENTAR

Uma das vantagens da musculação é que ela pode ser praticada como complemento de muitos outros esportes. De fato, é uma disciplina que se associa perfeitamente a vários ramos, permitindo assim, melhorar seus desempenhos naquele que lhe diz respeito. Trata-se notadamente dos esportes de combate e de resistência, que combinam bem com a prática da musculação. Essa última apresenta um trunfo não negligenciável e garante um complemento útil.

 

Musculação e esportes de combate

Por muito tempo, acreditamos que a musculação e os esportes de combate eram incompatíveis. Certas pessoas imaginavam que o trabalho com cargas fazia perder a velocidade e a destreza, qualidades indispensáveis aos esportes de combate. Entretanto, muitos esportistas constatam, hoje em dia, que praticar musculação melhora suas forças e reforça os músculos úteis para sua prática respectiva.

 

Associar musculação e esportes de combate permite então de:

 

  • adquirir potência (força e velocidade)
  • garantir uma melhor estabilidade, indispensável para esse tipo de esporte
  • prevenir as lesões ao reforçar os músculos e articulações
  • relaxar os músculos durante os períodos de repouso
  • aumentar a massa muscular cujo aspecto estético não é negligenciável…

 

Caso você deseje associar esporte de combate e musculação, não esqueça seu objetivo, isto é, tornar a musculação compatível com a melhoria das qualidades esportivas e permanecer em contato permanente com seu esporte predileto. Você pode alternar treino de força e de potência, além de praticar regularmente circuitos de training que fazem trabalhar a resistência (começando sua sessão por uma corrida de uns dez minutos, por exemplo).

 

Não carregue pesos muito pesados e varie o programa de treino. Desse modo, com 2 ou 3 sessões por semana, você eliminará a saturação física e psicológica, desenvolverá capacidades diferentes e diversificará sua prática.

 

Musculação e esportes de resistência

A musculação é igualmente uma excelente aliada para os praticantes dos esportes de resistência. Ela traz força e solidez, com a condição de alcançar um equilíbrio justo entre as duas disciplinas. De fato, é preciso evitar misturá-las e praticá-las separadamente. Do mesmo modo, os praticantes de musculação têm que praticar sessões regulares de cardio, pois somente a musculação, é prejudicial à resistência. Contrariamente às ideias feitas, o cardio-training não é maléfico para a massa muscular.

 

 

 

De modo geral, a musculação melhora os desempenhos dos esportistas de resistência, que sejam os ciclistas ou corredores. Ela não ocasiona um aporte de massa na corrida, mas melhora a capacidade anaeróbia, a eficácia da pisada e do desempenho. No ciclismo, a musculação traz força nas pernas, mais desempenho no sprint e aumenta o tempo máximo de esforço. Ela é igualmente um meio excelente de lutar contra a fadiga nervosa.

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