O CALOR, UM VERDADEIRO TRUNFO PARA O CORPO

O verão e os seus calores fortes… Nem sempre é fácil suportá-los, no entanto, eles são muito benéficos para o nosso organismo. Sentimos fortemente os seus efeitos, visto que eles fazem o nosso corpo reagir de diferentes maneiras.

 

Relaxante, revigorante mas também purificante, o calor faz-nos bem, quer se trate do calor natural causado pela radiação do sol ou do calor artificial proveniente de espaços de relaxamento como a sauna ou o banho turco. Um verdadeiro prazer tanto para o corpo como para a mente!

 

Os efeitos do calor sobre o organismo

O principal efeito visível do calor sobre o corpo é, obviamente, a transpiração. Com efeito, a alta temperatura aquece os tecidos e a pele, criando a sudação que nos faz perder muita água e, portanto, purifica o nosso organismo. Ele remove os tecidos das toxinas e fornece-lhes oxigénio e substâncias nutritivas que lhe são necessárias.

 

O calor também dilata os nossos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo da nossa corrente sanguínea. Esta revitalização alivia as dores musculares visto que estas provêm de uma diminuição do fluxo sanguíneo nos tecidos musculares e da contração destes tecidos. Assim sendo, o calor tem um efeito relaxante sobre o corpo, reduzindo os males que o incomodam.

 

Além disso, as temperaturas quentes proporcionam ao nosso organismo uma sensação de conforto, um verdadeiro bem-estar que relaxa todos os nossos músculos e os alivia. Todos nós já sentimos esta sensação de prazer quando está quente e quando sentimos que o nosso corpo absorve este calor, quer seja natural ou artificial...

 

O calor natural: o sol

Como é de conhecimento geral, o sol pode ser perigoso para a sua saúde, se abusar. Em doses fortes, os UV que ele irradia são prejudiciais e agridem o nosso corpo através de queimaduras, insolações ou, mais grave ainda, cancro da pele. todavia, o sol, consumido com moderação, pode revelar-se muito benéfico para a nossa saúde.

 

Assim, à proporção de alguns minutos de exposição por dia, o sol representa uma formidável contribuição de vitamina D, esta famosa vitamina que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. De acordo com alguns estudos, também poderia contribuir para diminuir os riscos cardiovasculares, a hipertensão arterial, os diabetes e até mesmo a obesidade! Além disso, os UV são, por vezes, utilizados para tratar determinadas patologias cutâneas como a psoríase.

 

Além disso, o sol dá ritmo aos nossos ciclos biológicos e participa no nosso equilíbrio psíquico, no nosso sono e no nosso humor. Na verdade, ele estimula a moral, a luz recebida pelos nossos olhos que permitem combater a depressão. Deste modo, quando estamos expostos ao sol, nós sentimos muitas vezes uma sensação de bem-estar. Este sentimento provém, de facto, da endorfina B, responsável pelo bronzeamento. Ela atua sobre os neurónios sensoriais e cria uma espécie de euforia muito boa para o organismo. Ela permite reencontrar a calma e serenidade, reduzir o stress, as dores e provoca uma ligeira vontade de dormir. As endorfinas também intervêm nos sentimentos amorosos, daí a impressão de relaxamento e bem-estar sob o sol...

 

O calor artificial: sauna e banho turco

Antes de mais, a sauna produz um calor dito seco, ao contrário do calor húmido do banho turco. Este calor relaxa, remove o stress e elimina as tensões musculares. A sauna também tem a tendência para limitar as dores musculares e afastar a fadiga após um esforço físico. É por este motivo que os ginásios estão frequentemente equipados com uma. Também permite que o organismo possa repelir os resíduos, designados de toxinas, acumuladas durante o esforço, através do suor. Reduz a tensão arterial, estimula a função cardíaca e melhora a circulação sanguínea.

 

De um ponto de vista mais estético, a sauna é particularmente boa para a pele porque melhora a sua elasticidade e firmeza. Desta forma, ela fornece não só uma sensação de limpeza, de depuração, mas também de tonicidade. Ela libera o corpo e a mente para proporcionar uma certa alegria de viver.

 

O banho turco, quanto a ele, tem sensivelmente os mesmos benefícios que a sauna. O banho de vapor húmido, ele permite relaxar o corpo depois de um treinamento e assim alivia as dores. O seu calor é menos agressivo do que o da sauna, podendo assim desfrutar durante mais tempo. Também é muito bom para a respiração através de vapores de eucalipto. Por fim, ele limpa também o corpo eliminando as toxinas e refirmando a pele.

 

 

Graças a todas as suas vantagens para o corpo e a mente, poderá desfrutar plenamente do calor do seu local de férias, sem se esquecer, obviamente, de se proteger do sol. Relaxante, mas também tonificante, é o aliado perfeito para uma estadia de sucesso!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO