QUESTÃO RESPOSTA: PRATICO ESPORTES MAS ESTOU ENGORDANDO. O QUE DEVO FAZER?

Quando se associa uma atividade física a um regime, é frequente parar a perda de peso e mesmo engordar. Como explicar isto? O esporte engorda? Será que é necessário deixar de praticar esportes durante um regime?

 

A grande maioria das pessoas vai para o ginásio com o mesmo objetivo: praticar esporte para perder peso ou simplesmente evitar ganhá-lo. No entanto, há inúmeras pessoas que se surpreendem ao aumentarem de peso associando o esporte ao seu regime. A que se deve este fenômeno? O esporte emagrece ou engorda? Como se pode acelerar a perda de peso? Explicações com Julie, coach desportiva Domyos.

 

Como é que o esporto pode fazer engordar?

Quando se volta a realizar uma atividade física,os seus músculos se desenvolvem e aumenta a massa muscular, o que significa que você irá pesar mais. No entanto, isto não impede, de forma alguma, que a massa gorda diminua: você continua a emagrecer enquanto aumenta ligeiramente de peso. O mesmo se aplica às pessoas que praticam uma atividade física intensa: é possível constatar um aumento de peso, uma vez que o esporte aumenta a massa muscular, mais pesada do que a massa gorda. O músculo é um tecido com um peso significativo, daí que se possa aumentar 1, 2 ou mesmo 3 kg na balança.

 

O esporte emagrece?

O que deve reter é que praticar esportes ajuda a reduzir a gordura corporal em complemento de uma alimentação equilibrada. Além disso, o esporte permite estabilizar o peso, o comportamento alimentar, o bem-estar físico e mental. A atividade física aumenta o gasto energético global, o que é indispensável para perder peso ou mantê-lo após um regime. A atividade física estimula a fonte da gordura corporal, que é utilizada como combustível durante o esforço. Também diminui o risco de diabetes, ao reduzir a resistência à insulina, o que diminui a taxa de açúcar no sangue, a glicemia. Por último, o esporte é excelente para a saúde cardiovascular, pois ajuda a diminuir a tensão arterial e aumenta a taxa de colesterol bom.

 

Como certificar-se de que o esporte diminui a gordura corporal?

Para o convencer disso, pode determinar a sua impedância, ou seja, conhecer as quantidades de músculos e de gorduras que compõem o seu peso. Algumas balanças modernas permitem conhecer este valor. Os profissionais de saúde também podem medí-la no âmbito de uma análise de impedância bioelétrica, que utiliza elétrodos colocados em várias zonas do corpo.

 

O que é necessário fazer para perder peso graças ao esporte?

Para perder peso, varie as suas atividades e sobretudo associe um trabalho de desenvolvimento muscular a uma atividade de cardio-training. Por um lado, o desenvolvimento muscular serve para aumentar o metabolismo de base, permitindo você queimar mais calorias em repouso e durante o exercício. Por outro, o cardio-training serve para a lipólise, ou seja, "a utilização" da massa gorda como energia. Realize sequências de trabalho de uma hora com 50% desenvolvimento/50% cardio, 3 vezes por semana (idealmente).

 

Não se esqueça de privilegiar uma alimentação equilibrada (proteínas, legumes, farináceos, por 1/3 de cada), coma frutos para consumir as vitaminas necessárias e não petisque entre refeições. Caso consuma mais calorias do que as que o seu organismo necessita (em média 2000 calorias por dia para uma mulher, 2500 para um homem), terá dificuldade em compensar o seu gasto energético com uma atividade física. Praticar esporte não significa poder comer mais gorduras, sem engordar… A atividade física por si só não justifica a ingestão de açúcares, daí que, se quer emagrecer, seja necessário limitar os excessos.

 

 

 

Como terá compreendido, é possível aumentar de peso praticando desporto. Este fenómeno deve-se ao aumento da massa muscular, ou seja, o desenvolvimento do volume dos seus músculos. Isto não significa que não perca massa gorda, mas que reequilibra o todo. Para emagrecer mais depressa, aposte na dupla de sucesso: reforço + cardio-training. Por último, lembre-se de que uma alimentação demasiadamente calórica ou com demasiada gorduras pode parar a sua perda de peso. Por isso, coma com moderação!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
MULTIESPORTES

Você tem uns quilinhos a mais e quer se livrar deles? Neste caso, o ideal é associar uma dieta equilibrada com a prática regular de esporte. Aqui estão nossas dicas.

VOLTAR PARA O TOPO