SABER TUDO SOBRE CALORIAS

O que é preciso saber sobre as calorias, aquelas que muitas vezes tentamos fazer desaparecer a qualquer preço? Para encontrar as respostas a todas suas perguntas, siga nosso guia Domyos.

 

O que é uma caloria?

Uma quilocaloria é uma unidade de medida que você absorve ou elimina e que permite determinar o valor energético dos alimentos. Ela serve para quantificar a energia fornecida pelo consumo de um alimento assim como os gastos energéticosdo seu organismo.

 

Qual a quantidade de calorias que devemos ingerir por dia?

Para saber o que seu corpo consome diariamente e, portanto, determinar suas necessidades calóricas, você deve saber sobre o seu metabolismo basal. É a proporção de gasto/calorias quando você está em repouso. Esta proporção varia de acordo com a idade, peso e atividade física. Ele vai servir como ponto de referência para descobrir o que seu corpo necessita para manter suas funções vitais.

 

Como calcular sua necessidade calórica diária?

Para calcular o seu metabolismo basal (em Kcal) com precisão, use essas fórmulas. O número que você vai obter corresponde ao que o seu organismo gasta em repouso durante um período de 24 horas.

  • Até 18 anos

17,3 x peso do corpo em kg + 651

  • De 19 a 30 anos

15,3 x peso do corpo em kg + 879

  • De 31 a 60 anos

11,6 x peso do corpo em kg + 487

  • Após 60 anos

13,5 x peso do corpo em kg + 487

 

Como cobrir sua necessidade energética?

Para fornecer combustível necessário ao funcionamento do seu corpo, você deve consumir macronutrientes através da alimentação (glicídios, lipídios, proteínas). Se seu peso estabiliza ao longo do tempo, isso significa que suas entradas de energia são iguais aos gastos. No entanto, se você ganha peso, é porque seu corpo não precisa de toda a energia que você lhe dá, ou porque o seu gasto de energia é baixo ou porque o fornecimento alimentar é muito importante. Em todos os casos, seu corpo armazena energia demais, essencialmente sob a forma de gorduras (triglicerídeos).

 

Como aumentar o seu metabolismo basal e, portanto, o seu gasto calórico?

Aumentar o seu metabolismo é equivalente ao aumento de gasto energético, em outras palavras, queimar mais calorias. Como fazer isso? Graças a uma dieta orientada, saudável e equilibrada e a uma atividade física regular e moderada.

 

  • A alimentação

Comer é que não traz só calorias: na verdade, a digestão tem um preço energético maior ou menor, de acordo com o alimento consumido. Alguns são mais difíceis a decompor do que outros, obrigando o organismo a gastar mais energia para digerí-los. É o caso dos glicídios complexos (não refinados: massas integrais, arroz integral...) e as proteínas. Ao contrário, os lipídios são estruturas simples e estocadas quase como são. Exemplo: Um bife de 100 kcal vai engordar menos do que uma porção de manteiga de 100 Kcal pois o corpo vais dispensar muito mais energia a assimilar a carne do que em estocar os lipídios trazidos pela manteiga. Entenda então que o valor energético dos alimentos deve ser levado em conta com precaução: Na verdade, as calorias armazenadas também dependem do tipo de alimento selecionado!

 

  • A atividade física

O esporte aumenta naturalmente o metabolismo: para atender às necessidades ligadas a um esforço físico, o organismo utiliza suas reservas para alimentar as células musculares. Isto é o que é chamado o processo de catabolismo. A longo prazo, é assim que a atividade física ajuda o corpo a gastar mais energia no repouso.

 

Qual atividade esportiva escolher para queimar calorias?

Se você quer perder peso, você deve reduzir seu fornecimento calórico, isso é comer menos e gastar mais calorias, ou seja, mover-se mais. Para fazer isso, atividades de resistênciachamadas aeróbicas (tais como a esteira, o ciclismo, bicicleta ergométrica e elíptica) são particularmente eficazes. Na verdade, para suportar este tipo de atividade, o corpo deve buscar nas reservas de gordura (carboidratos, fornecem energia de forma limitada). Assim, quando o organismo entende que ele terá que fazer um esforço por um tempo, ele vai cobrir suas necessidades de forma diferente. Ele ataca então os lipídios, começando por transformá-los. Para eliminar as gorduras, você também pode focar nas atividades de musculação dando preferência aos principais consumidores de calorias: os grandes músculos quer dizer as pernas, glúteos, costas (os músculos são grandes consumidores de energia, quanto mais você tiver mais você vai queimar calorias).

 

Acessórios de boa aptidão para queima de calorias

Alguns acessórios de fitness são formidáveis para queimar calorias, eliminar gorduras e evitar problemas de celulite. Este é o caso da corda de pular, do steper ou ainda do mini trampolim que permitirá que você atinja a parte inferior do corpo. Experimente e você poderá julgar por si mesmo!

 

Você vai entender, para queimar mais calorias, você precisa primeiro e acima de tudo seguir uma dieta alimentar adaptada mas também e especialmente fazer esporte (entre 30 minutos e 1 hora e meia), 2 a 3 vezes por semana pelo menos). Aposte nas atividades de resistência e tente fortalecer seus músculos; é a chave para perder peso!

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A corda para pular é o exercício de fitness perfeito para queimar calorias, emagrecer, ter uma barriga chapada, evitar problemas de celulite e melhorar sua resistência.

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