TRABALHE SEU EQUILÍBRIO

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Você torce os pés sem parar? Você é incapaz de ficar numa perna só sem cair? Uma única solução: trabalhe seu equilíbrio!

 

Trabalhar seu equilíbrio para melhorar seu tônus

Você torce os pés sem parar? Você é vítima de quedas variadas e diversas? Você é incapaz de ficar numa perna só sem cair? Uma única solução: trabalhe seu equilíbrio!

 

Ter um bom equilíbrio é realmente primordial para a prática de alguns esportes tais como o tênis, o esqui, a dança e até mesmo a ginástica. Isso permite, notadamente, otimizar seu desempenho.

 

Por que trabalhar seu equilíbrio?

Não percebemos, mas ser capaz de dominar seu equilíbrio e agilidade é tão importante como ter um corpo bem musculoso. Isso pode ser primordial na prática de uma atividade física intensa tal como o esqui. De modo geral, para um esportista, ter um bom equilíbrio permite se exercitar de modo mais eficaz, diminuindo os riscos de lesão e otimizando os exercícios realizados.

 

Na vida diária, dominar seu equilíbrio pode prevenir as quedas e torções além de auxiliar em tornar-se mais estável. Realizar exercícios, ao trabalhar o equilíbrio, permite, além do mais, reforçar os músculos, tonificá-los e melhorar sua reatividade. Isso proporciona igualmente certo bem-estar associado ao sentimento de domínio.

 

Alguns exercícios para encontrar o equilíbrio

Caso você deseje melhorar sua estabilidade, sua destreza e equilíbrio, nada como uma atividade física regular. Para tal, a corrida é um esporte excelente, mas tome cuidado para não orientar seu olhar em direção aos seus pés, mas sim ao horizonte, bem longe de você.

 

Se a corrida não for sua praia, você pode investir em um aparelho especializado, que auxiliará você a encontrar o equilíbrio. Sendo assim, inúmeras lojas de esporte vendem plataformas instáveis em formato de meia-bola, mais comumente chamadas de plataformas de equilíbrio. A parte arredondada deve ser colocada no solo e você deve subir na plataforma para fazer trabalhar seu equilíbrio. Aparelhos desse tipo estão igualmente disponíveis em algumas salas de esporte.

 

Finalmente, para melhorar seu equilíbrio de modo simples e eficaz, sugerimos alguns exercícios rápidos e fáceis de serem realizados:

 

  • O flamingo rosa: de pé, bem ereta, fixe o horizonte. Levante um de seus joelhos à sua frente, na horizontal, caso você consiga. Mantenha a posição por pelo menos 10 segundos e feche os olhos, tentando segurar por pelo menos 5 segundos. Faça a mesma coisa com a outra perna.

 

  • O chute no ar: bem estável sobre sua perna esquerda, dê um chute na frente com a outra perna, no ar, e para trás, sem colocar sua perna no chão entre os dois chutes. Realize esta atividade de 4 a 5 vezes seguidas, para frente e para trás e troque de perna.

 

  • O obstáculo: coloque uma almofadinha ou travesseiro de rolo no chão para criar uma espécie de obstáculo. Pule num pé só e dê um impulso para passar por cima desse obstáculo improvisado. Pule novamente e repasse por cima do mesmo obstáculo. Em seguida, mude de perna.

 

  • O sentido contrário: de pé, bem ereta, leve simultaneamente o braço esquerdo e a perna direita bem estendidos. Segure por 5 segundos e troque de lado.

 

O equilíbrio no dia a dia

No dia a dia, você pode realizar gestos simples para melhorar seu equilíbrio:

 

  • coloque suas meias, tentando se equilibrar em um pé só
  • suba as escadas pulando um degrau, sem segurar-se no corrimão
  • escove seus dentes, equilibrando-se numa perna só
  • desloque-se com um copo cheio de água, até a borda, sem derrubá-la
  • fique de pé no metrô sem segurar-se
  • brinque de amarelinha com seus filhos!
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