MUSCULAÇÃO: OS ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS

Voltar

Você está treinando faz tempo ou você começou a musculação há pouco tempo? E se você se perguntasse se seu treino está bem adaptado?

Encontro com Romain Maier, treinador de musculação no Domyos Club, que auxilia-nos a analisar os erros a serem evitados e que fornece algumas regras a serem respeitadas.

 

 

Você está treinando faz tempo ou você começou a musculação há pouco tempo? E se você se perguntasse se seu treino  está bem adaptado?

Encontro com Romain Maier, treinador de musculação no Domyos Club, que auxilia-nos a analisar os erros a serem  evitados e que fornece algumas regras a serem respeitadas.

 

 

 

 

Eu quero resultados logo

 

 

Na prática, cada um tem tendência em estabelecer objetivos muito ambiciosos. Quase sempre, esperamos muitos resultados sem se dar os meios de alcançar os objetivos estabelecidos (ex: quero adquirir massa muscular e treino uma vez por semana, isso não é suficiente).

De modo geral:

  • 1 sessão semanal = manutenção
  • 3 sessões semanais = progressão.

 

 

 

 

Eu acompanho programas para esportistas com prática ou praticantes de alto nível 

 

 

Entrainement musculation - Domyos

Vários praticantes treinam de modo desmedido e de fato, progredimos sobretudo durante as fases de repouso. Todavia, é possível treinar todo dia, o que implica ter um treino organizado (gestão da quantidade de sessões, tipo de exercícios, intensidade de trabalho).

 

Sem fazer as perguntas certas, alguns fazem questão de seguir programas de treino dos grandes campeões que são encontrados a rodo na Internet. Muitos pensam que basta reproduzir os mesmos movimentos para obter os mesmos resultados: está errado.

 

Um bom desempenho é explicado por um conjunto de fatores (treino, qualidade física, qualidade mental, técnicas, sorte, ambiente…etc). O treino não explica os resultados por si só. Cada indivíduo possui suas próprias características. Conclusão: a cada pessoa corresponde um treino.

 

 

 

 

Eu levanto muito peso

 

 

O erro que não deve ser cometido é querer utilizar cargas pesadas e isso muito rapidamente.

Em todos os casos, privilegie o aspecto técnico do movimento. Uma boa técnica garante uma prática com segurança completa, diminuindo o risco de traumatismos.

 

 

 

Não tenho consciência do movimento

 

 

Sem conhecer o movimento correto, que deve ser reproduzido, e nem saber para quê serve, seu treino não vale quase nada. O erro a ser evitado é querer reproduzir sistematicamente o que os outros fazem. É importante solicitar conselhos aos treinadores esportivos e aos profissionais (diplomados pelo estado) que estarão capacitados  em orientá-lo para os exercícios corretos e corrigir seus movimentos.

 

Um exercício mal executado pode acarretar um trabalho muscular menos eficiente, ou provocar uma sensação diferente. Exemplo: um squat com um busto fortemente inclinado acentua o trabalho dos músculos da coluna vertebral e diminui o trabalho das coxas.

 

 

 

 

Nunca me alongo

 

 

Os alongamentos são frequentemente deixados de lado, mas eles têm um papel importante no treino. Eles possuem vantagens não negligenciáveis (impacto sobre a força e a massa muscular, favorecimento da recuperação). Ao contrário do que se pode pensar, os bodybuilders de alto nível são bem suaves. Pense então em alongar ligeiramente após cada sessão.

 

Para ganhar em suavidade, é preferível efetuar sessões específicas de stretching fora das sessões de musculação. Em todos os casos, nunca mantenha posturas de alongamento por mais de 30 segundos.

 

 

 

 

Estou secando sem conhecer meus limites

 

 

Para secar os músculos, o que  permitirá atualizar o desenho muscular, você deverá seguir um treino bem específico, completamente diferente da fase de treino onde se procura adquirir massa. Portanto, não é só a alimentação que tem um papel determinante e sim a associação treino / regime alimentar.

 

O treino que deve ser privilegiado será organizado do modo seguinte: aquecimento / musculação / cardio-training / stretching.

 

Os erros mais graves cometidos ao secar situam-se no nível da parte cardio-training: assim como para a musculação, onde se trabalha numa porcentagem de uma carga de treino, para o cardio, trabalha-se numa intensidade de frequência cardíaca. A zona mais favorável para queimar as gorduras é a zona de lipolítica que se situa entre 70 e 80% de sua frequência cardíaca máxima (FC max = 226 – idade).

 

Frequentemente, a atividade cardio-training é praticada numa intensidade muito elevada, resultado na perda de massa adiposa, assim como de muita massa muscular.

Para evitar o derretimento muscular, realize um esforço cardio contínuo entre 70 e 80% de FC max e aumente ligeiramente os aportes em proteínas.

 

 

 

 

Adoto uma alimentação pobre

 

 

Cuidado com a alimentação e especialmente com os suplementos alimentares! Por si só, a alimentação deve trazer todos os elementos necessários a um bom equilíbrio.

O uso de suplementos alimentares deve ser feito de modo apropriado. De fato, por que tomar proteínas se sua nutrição já lhe fornece o suficiente. O risco está em sobrecarregar o organismo, notadamente o sistema renal. Tudo que está em excesso no corpo será eliminado ou transformado.

 

É então preferível consultar um nutricionista antes de tudo e evitar assumir o papel de aprendiz de feiticeiro. 

 

Comentários