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COMPREENDER E PREVENIR AS CÃIBRAS MUSCULARES

Certamente que já todos sofremos de cãibras musculares, estas contrações espontâneas dos músculos, sustidas e dolorosas. Mesmo que elas sejam mais curtas, elas fazem-nos muito mal...

 

As cãibras musculares são muito frequentes e isso acontece especialmente em mulheres grávidas e pessoas idosas. Estas contrações são sempre involuntárias, não relaxam de imediato e causam um endurecimento visível ou palpável do músculo que pode durar desde alguns segundos até 15 minutos e, por vezes, mais. O seu acionamento é devido a um impulso elétrico do corpo. Não é incomum que as cãibras se repitam várias vezes até que parem por si mesmas.

 

Elas podem afetar qualquer músculo, quer seja os gémeos, as pernas, os pés, o pescoço… Uma contração muscular pode implicar uma parte de um músculo, um músculo por inteiro ou até mesmo vários músculos ao mesmo tempo. Elas ocorrem frequentemente durante um esforço físico ou à noite, as quais se designam então de cãibras noturnas. Mais importante, ninguém é poupado, nem mesmo as crianças!

 

Quais são os fatores que favorecem o aparecimento de cãibras musculares?

É difícil estabelecer de forma precisa as causas de uma cãibra. No entanto, foram revelados alguns fatores que tendem a favorecer a ocorrência destas cãibras:

 

  • Os exercícios físicos intensos sem preparação ou aquecimento suficiente
  • a gravidez ou o envelhecimento
  • alguns distúrbios metabólicos, tais como a desidratação, o consumo excessivo de alcaçuz...
  • algumas “intoxicações” como o abuso de estimulantes (chá, café...)
  • uma transpiração significativa
  • Uma sobrecarga muscular (por exemplo, quando está parado há muito tempo)
  • o frio
  • determinadas carências de vitaminas
  • uma má circulação sanguínea nas pernas.

 

O que fazer em caso de cãibra?

Quando surge uma cãibra durante uma atividade física, é obviamente necessário suspender o esforço e, se possível, esticar o músculos em questão sobre um piso frio para aliviar a dor. Em seguida, é necessário massajar suavemente o músculo e beber um copo de água com açúcar. Caso se trate de uma cãibra na barriga da perna, recomenda-se que se posicione de costas, levante a perna dolorosa e que peça a alguém para massajar suavemente puxando a ponta do pé para cima. Beba um copo de água com açúcar ao mesmo tempo.

 

Como prevenir as cãibras?

Para evitar o máximo possível as contrações musculares dolorosas, deverá:

 

  • Certificar-se que se hidrata bem antes, durante e depois de uma atividade física e mesmo sem praticar esporte
  • fazer o aquecimento corretamente
  • evitar o consumo de álcool, tabaco e estimulantes como o café ou o chá
  • realizar regularmente ou mesmo diariamente exercícios de estiramentos.

 

Por fim, caso não consiga aliviar as suas dores, não hesite em consultar um médico.

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MUSCULAÇÃO
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Sinónimos de força e saúde, é a praticar esporte que nós desenvolvemos os nossos músculos. Aqui, interessa-nos os músculos estriados esqueléticos, aqueles que estão ligados aos ossos pelos tendões.

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