conseils-multisports-astuce-enfants-premiers-pas-sportifs

CRIANÇAS: SEUS PRIMEIROS PASSOS ESPORTIVOS

Você está se perguntando que esporte foi feito para seu filho? Qualquer que seja sua escolha, cada atividade vai lhe ensinar a canalizar sua energia e desenvolver inúmeras habilidades: destreza, equilíbrio, concentração, coordenação. Domyos auxilia você a seguir seu filho nos seus primeiros passos esportivos.

 

1- Fazer com que ele tenha vontade

O prazer: eis o que vai levar seu filho a superar-se em uma atividade esportiva! Para fazer com que ele tenha vontade de praticar uma atividade esportiva, peça sua opinião, leve em conta seus gostos, suas expectativas e escolhas de seus amigos. Encoraja-o sem forçá-lo, pois você correria o risco de levá-lo arrastando pelos cabelos. O esporte não deve tornar-se uma chatice para os pequenos. Frequentemente, eles podem ficar apaixonados rapidamente por um esporte e subitamente, perder o interesse! Fique então à disposição deles e ajude-os a sentir prazer no que eles decidirem.

 

2- Encontramos o esporte que é feito para ele

Seu caráter

Seu filho é um pequeno guerreiro, uma verdadeira matraca ou extremamente tímido? Faça uma lista de suas ocupações, suas brincadeiras, suas paixões, para avaliar os esportes que seriam convenientes para ele. Caso os esportes de combate o fascinem, deixe-o experimentar o judô ou outras artes marciais que lhe ensinarão inúmeros valores, dentre os quais: o respeito, a amizade, a coragem, a educação ou o controle de si. Os mais reservados também poderão testar essa atividade, para vencer sua timidez e evacuar suas tensões. Caso ele seja muito ativo, sugira-lhe esportes individuais ou coletivos tais como a ginástica, a natação, o tênis, o futebol, o basquete… Caso seu lado artístico predomine, chame-o para descobrir a dança ou artes circenses. Para o filho hiperativo, arrisque a experiência da ioga para acalmá-lo, a qual o ensina a gerenciar suas emoções e canalizar sua energia.

 

Sua idade

Oriente-o para os esportes adaptados à sua faixa etária.

 

Os pequenininhos (18 meses-4 anos de idade)

Desde os 18 meses, inicie-o a Baby Gym, perfeita para o despertar psicomotor. No programa: percurso de motricidade, dança, canto… Pais e filhos compartilham um momento de relaxamento, de jogos e risadas, para descobrir os prazeres da ginástica e trabalhar a motricidade, o equilíbrio, a coordenação.

 

Os pequenos (5-8 anos de idade)

Entre 5 e 8 anos de idade, a criança precisa gastar suas energias e deve sentir um verdadeiro prazer de brincar. O esquema corporal está no lugar, a criança pode doravante escolher o esporte que lhe agradar. Para essa faixa etária, aconselhamos escolher uma atividade que desenvolva o equilíbrio, a coordenação e a concentração.

A ginástica e a dança são disciplinas ideais para aperfeiçoar essas habilidades, além do que, elas participam no desenvolvimento da criatividade e da destreza. Opte pelo judô ou pelo aprendizado de uma verdadeira filosofia de vida, que melhore o controle de si próprio e os ensina o respeito pelo adversário. A equitação é uma aposta certa para os tímidos que ganham confiança ao aprender a dominar e cuidar do animal. Para desenvolver sua destreza, inicie-o ao tênis. Para encorajar o espírito de equipe, o respeito pelo outro e regras de vida sociais, matricule-o em um esporte coletivo. Os mais engenhosos que já têm o gosto pelo risco, gostarão de rastejar, praticando a escalada. Finalmente, desde a mais tenra infância, você pode matricular seu filho em aulas de natação, uma atividade lúdica e completa, pois ela faz trabalhar todos os músculos do corpo.

 

Os médios (8-10 anos de idade)

A partir dos 8 anos de idade, passamos da iniciação esportiva ao aperfeiçoamento e para a competição. Aposte nos esportes de coordenação e de oposição, individuais ou coletivos: futebol, basquete, rubgy ou handball, artes marciais, tênis.

 

Os pré-adolescentes (10 anos de idade para mais)

É o período durante o qual os maiores podem começar um esporte de resistência (ciclismo, corrida). Os mais competidores poderão tentar o atlestimo ou o tênis para desenvolver sua concentração e vontade.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
GINASIO/PILATES
conseils-astuce-fitness-enfants

A atividade esportiva é primordial para os menorzinhos. Reforçar a musculatura, socializar-se, aprender e, sobretudo divertir-se: eis os diversos benefícios que as crianças podem descobrir na prática de um esporte.

YOGA
conseils-yoga-astuce-yoga-pour-adolescents

Ateliês, estágios e outras iniciações ao ioga estão a registar uma verdadeira expansão, especialmente entre o público jovem. Descubra os benefícios do ioga para os adolescentes.

(3)
VOLTAR PARA O TOPO