ESCOLHER BEM A BICICLETA ESTÁTICA

Deseja treinar em casa, manter a sua forma física ou melhorar o seu desempenho? Escolha uma bicicleta estática para manter a sua forma no bom rumo! Descubra os nossos conselhos para selecionar o material certo.

 

 

 

Antes de escolher, as boas razões para investir!

Uma bicicleta estática está acessível a todos e é boa para toda a família. É um aparelho resistente e duradouro. Pode praticar em casa, sem depender das condições meteorológicas e ao longo de todo o ano! A bicicleta de manutenção permite:

  • Recuperar a forma: é um equipamento perfeito para recuperar a boa forma física e melhorar o desempenho

  • Perder peso: a bicicleta estática ajuda a queimar as gorduras. Complementada com um regime adaptado, permite esculpir a silhueta

  • Fazer trabalhar o coração em suavidade: melhora a resistência cardiovascular

  • Uma preparação física: Permite muscular-se sem riscos para as articulações

 

Que bicicleta para que utilização?

Cada uma tem a sua utilização! A bicicleta estática que escolher deve depender da utilização que lhe quiser dar, ou seja, responde a um ou vários objetivos fixados previamente. Utilização desportiva? As suas costas ficarão inclinadas para a frente, para facilitar a potência de pedalagem. Prática mais "suave" para acompanhar um objetivo de perda de peso? Pode então beneficiar com uma bicicleta que oferece uma posição "costas direitas".

 

A reeducação para um trabalho de reforço em suavidade

Quando a bicicleta de manutenção se destina a um trabalho de reeducação, privilegia-se principalmente o conforto de assento, mais que o desempenho e a potência de pedalagem. A prioridade é o conforto lombar: uma bicicleta que oferece uma postura das costas direita é recomendada. Uma bicicleta semi-alongada permite um melhor trabalho dos lombares e uma reeducação das dores dorsais.

 

A prática cardio para uma utilização regular

Para uma prática cardio com sessões de treino de maior duração (superiores a 30 minutos), privilegia-se uma posição mista, que oferece uma boa posição das costas e uma potência de pedalagem confortável. O utilizador que pratica trocando regularmente a posição das costas encontra assim um bom equilíbrio entre resistência e conforto.

 

A utilização de desempenho para um treino intensivo

Se a utilização disser respeito a uma preparação desportiva e a um trabalho cardio mais intenso, a potência de pedalagem torna-se um elemento chave. A posição do utilizador é assim estudada para permitir libertar um máximo de potência de pedalagem, associada ao objetivo da prática. As costas são assim nitidamente inclinadas para a frente.

 

Que caraterísticas para que benefícios?

 

O desempenho

  • A fluidez de pedalagem: que impacto na utilização?

Uma pedalagem confortável é antes de mais uma pedalagem sem solavancos. O peso da roda é um dos elementos que permite essa fluidez, mas não é o único. Entre os elementos que contribuem diretamente para a fluidez da pedalagem, podemos citar o peso da roda, a repartição do peso em cima desta, o sistema de transmissão…

Assim, os sistemas de transmissão da Domyos foram desenvolvidos para proporcionar uma fluidez máxima durante a utilização do aparelho. Em consequência, uma roda de 3.5 kg pode fornecer uma pedalagem muito mais confortável que uma roda de 6 kg. Ou seja, experimentar a bicicleta é ser capaz de escolher o conforto de pedalagem que lhe irá permitir pedalar durante mais tempo!

 

  • A resistência: mecânica ou motorizada?

A resistência é um dos principais critérios de escolha de uma bicicleta de manutenção. Permite dosear o esforço efetuado, bem como ter uma melhor estabilidade.

As bicicletas Domyos estão equipadas principalmente com uma regulação magnética, que permite uma travagem sem fricções e silenciosa. A dificuldade da pedalagem regula-se diretamente na consola da bicicleta. Graças a este sistema, beneficia de mais níveis de dificuldade e acede a vários programas ou percursos desportivos com variações automáticas de dificuldades adaptadas a cada esforço. Pode escolher o programa em função de cada objetivo: queimar calorias, preparar-se para o esforço, etc.

O outro sistema de regulação, dito mecânico, como o que equipa a VM 190, é simples de utilizar: ao rodar o seletor, o utilizador aciona um cabo que aproxima um íman da roda de inércia, provocando uma maior resistência, logo maior "dificuldade" na pedalagem. 

 

A consola

As bicicletas estão equipadas com uma consola que lhe fornece as informações de base associadas à sua prática: velocidade, distância percorrida, tempo de prática, média das calorias queimadas.

Concentre-se nos instrumentos de medida e nos diferentes programas propostos que permitem avaliar os desempenhos e o progresso, nas compatibilidades propostas (coaching ou MP3). Alguns modelos indicam também a frequência cardíaca, e são fornecidos com um cinto cardíaco, que tem a precisão máxima.

A qualidade e o tamanho da afixação na consola devem estar corretas, tenha em consideração a leitura das informações (tamanho do ecrã, retro-iluminação).

 

O conforto da prática

Lembre-se de verificar os elementos de conforto da bicicleta de manutenção.

 

  • O selim e o guiador

Privilegie os selins e guiadores reguláveis em altura e em profundidade. É importante saber que a altura do selim se regula de forma a que a perna fique ligeiramente fletida quando o pedal estiver no ponto mais baixo.

Os produtos Domyos estão concebidos para utilizadores de 1,55 m a 1,95 m. Alguns selins têm a profundidade regulável. Além disso, algumas bicicletas oferecem a possibilidade de regular o guiador em altura ou mesmo em inclinação. Uma bicicleta como a Domyos VM 510 foi concebida para oferecer uma regulação intuitiva e umas costas direitas, qualquer que seja o seu tamanho.

 

  • Os calços ou correias de pedais

Permitem um melhor trabalho muscular. A nível de acessibilidade, a abertura do quadro da bicicleta permite que este se afunde mais facilmente nas jarras (sobretudo no caso de mobilidade reduzida).

 

  • O peso máximo do utilizador

Observe bem o peso total em relação ao peso do utilizador. Todos os produtos Domyos estão concebidos para um peso máximo de utilizador de 130 kg.

 

  • A estabilidade

Verifique que a sua bicicleta está equipada com um sistema de estabilizadores que permita uma prática estável, qualquer que seja o relevo do seu piso.

 

  • Facilidade de passagem da perna

Verifique se o quadro da bicicleta de manutenção é suficientemente aberto para que não tenha dificuldade em passar as pernas para se instalar na bicicleta. Este conselho aplica-se sobretudo para as pessoas em reeducação em reeducação ou para algumas pessoas idosas.

 

  • Sistema de deslocação 

As bicicletas com rodas são práticas: as bicicletas de manutenção Domyos têm rodas, pelo que pode deslocar facilmente a sua bicicleta para uma arrumação ótima em sua casa.

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO