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IOGA MINUTO: DESFAÇA AS TENSÕES

Sente-se stressado(a)? Dê-nos a mão e aprenda a relaxar-se. Para uma sensação de relaxamento profundo de todas as tensões, siga este exercício de ioga.

 

Os benefícios da postura

Esta postura simples, mas versátil, pode ser utilizada de diferentes formas para recentrar o corpo, desfazer as tensões da coluna vertebral e das estruturas respiratórias. Pode ser considerada como uma postura invertida, o que quer dizer que o nosso corpo já não tem que lutar contra a gravidade. Todos os músculos posturais podem, assim, relaxar completamente. Na posição alta deste asana, o diafragma recebe o peso das vísceras e trabalha muito e a sua respiração fricciona os órgãos do baixo-ventre, facilitando assim as trocas sanguíneas e linfáticas.

 

Para realizar esta postura de ioga, recomendamos que utilize um tapete de ioga.

 

A boa posição

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  • Execução do exercício: deite-se de costas e relaxe tomando consciência de todas as partes do seu corpo em relação ao chão. Os pés são colocados deitados sobre o chão e afastados à largura da bacia. Dobre os joelhos, trazendo os pés para o mais próximo dos glúteos. Enquanto isso, mantenha o topo da cabeça sobre o chão, conduza o queixo ligeiramente em direção ao seu peito, para alongar as vértebras cervicais. Mexa a bacia para que estas vértebras dorsais e lombares estejam em contacto com o solo. Mantenha-se nesta posição durante 10 respirações profundas. Relaxe as costas, a barriga, as pernas, os pés.

 

  • Em seguida, respirando sempre profundamente, levante lentamente a bacia, descolando as vértebras do chão uma a uma. Levante o mais alto possível, sem nunca arquear as costas. Fique nesta posição elevada durante cerca de 30 segundos. Em seguida, baixe o corpo desenrolando as costas: pouse sucessivamente a parte superior das costas, o meio e, em seguida, a parte inferior das costas e, por fim, a bacia. Regresse à posição inicial.

 

  • Para relaxar após a postura, leve os joelhos em direção ao seu peito e segure-os com as mãos. Conduza o queixo na direção do peito. Na posição de “bola”, costas arqueadas, faça pequenos baloiços do corpo para massajar a coluna sobre o seu tapete de ioga.

 

  • Respiração: inspire levantando a bacia, expire lentamente regressando à posição inicial.

 

  • Instruções de segurança: durante o exercício empurre os pés no chão, contraia os glúteos e as coxas, nunca arqueie as costas. Deve verificar, assim que estiver na postura instalada, que se apoia de forma repartida sobre os abdominais e as omoplatas. Em nenhum caso deverá apoiar-se sobre a parte traseira do crânio, sob pena de fragilizar as cervicais.

 

  • Repetição: caso esteja a iniciar a prática, permaneça apenas 30 ou 40 segundos Para aqueles que podem permanecer na posição, observe então o relaxamento da massa abdominal sobre o diafragma, o relaxamento da língua...

 

 

Contraindicações:

  • Final de gravidez
  • Pessoas com a cervical frágil

 

Não hesite em obter o aconselhamento do seu médico em caso de dúvida.

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