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A massagem: o melhor amigo do esportista

Tendo em conta a multiplicação dos esportes de alto nível e de práticas extremas, as massagens revelaram ser um trunfo essencial para todos aqueles que têm uma atividade física regular ou intensa. As massagens permitem-lhe, efetivamente, descontrair e melhorar os seus desempenhos.

 

Seja iniciante ou atleta, experimente as massagens que se destinam a si e, sobretudo, os seus benefícios.

 

Porque deve massajar?

Muitas vezes, os atletas de alto nível possuem o seu próprio massagista/fisioterapeuta para receberem massagens durante a sua preparação esportiva. No entanto, as massagens também são úteis para os esportistas iniciantes visto que os seus benefícios são numerosos.

 

Durante o esforço, os músculos são, por vezes, duramente solicitados e isso provoca tensões ou microrroturas que estão na origem das famosas dores ou cãibras. As massagens são conhecidas por relaxar o organismo e reduzir estas tensões musculares que o contraem.

 

Terapêuticas e reconfortantes, elas amaciam os músculos, relaxam o corpo e fornecem um bem-estar único. Especialmente após o esforço, as massagens relaxam o esportista e permitem que o seu organismo recupere mais facilmente. É um complemento muito eficaz para a preparação esportiva porque promove uma recuperação mais segura do treinamento.

 

As diferentes técnicas de massagens

A fim de aliviar os esportistas, existem diferentes tipos de massagem entre os quais a incontornável massagem esportiva mas também a massagem californiana, sueca ou coreana. A osteopatia e a fisioterapia, por sua vez, são bastante recomendadas em caso de rompimentos musculares mais graves.

 

  • A massagem californiana: esta é uma massagem muito sensível e realizada em profundidade na qual os movimentos efetuados são particularmente delicados. É caracterizada pelos movimentos delicados, a suavidade e a importância da respiração. Todavia, às vezes, pode ser mais vigorosa, a fim de relaxar os músculos.
  • A massagem coreana: realiza-se no chão e com a ajuda de ondulações e estiramentos das articulações. A ondulação realizada pelo massagista deve espalhar-se por todo o corpo para efetivamente aliviar as tensões musculares.
  • A massagem esportiva: as suas técnicas são adaptadas às necessidades do atleta e definem-se por toques, pressões, amassadelas, esticamento... Também tem propriedades terapêuticas, com o uso de infravermelhos, mas também preventivas. Ela possibilita a vasodilatação e a vasoconstrição, especialmente graças à sua ação térmica.

 

 

A massagem esportiva é, claramente, a mais adequada para os atletas. As suas técnicas são numerosas e requerem a utilização de um óleo de massagem para os esportistas que se espalha desde as extremidades em direção à raiz do membro. Aqui estão alguns exemplos de gestos a realizar:

  • toques: movimentos circulares suaves, amplos e leves
  • esticamentos: tensionamento mais ou menos suave da pele com ambas as mãos a afastarem-se uma da outra
  • amassadelas: massagens profundas dos músculos efetuadas sobre as partes carnudas
  • apalpar-rolar: amassamento e rolamento dos músculos
  • pressões: realizadas com a ponta dos dedos e o polegar em pequenos círculos apoiados ao nível das massas musculares, especialmente sobre os pequenos músculos, tais como os do pescoço, mãos, pés...

 

Antes, durante ou depois do esforço?

Os três! Na verdade, os atletas de alto nível recebem frequentemente massagens antes de uma competição ou antes de um treinamento, durante os períodos de pausa e no final do esforço. É esta última massagem que é a mais benéfica e que os iniciantes devem privilegiar.

 

Antes do esforço, a massagem permite relaxar o esportista e diminuir o seu nervosismo durante as competições. É também uma forma de evitar as dores musculares, de aquecer os músculos para os preparar para o esforço.

Aquando dos períodos de pausa durante um treinamento, a massagem reduz os traumatismos musculares e articulares.

Por fim, no final de um treinamento, a massagem é importante porque ela suaviza os músculos, regula a circulação venosa, drena o sistema sanguíneo para então eliminar as toxinas acumuladas durante o esforço e permite recuperar mais rapidamente. É um verdadeiro trunfo para ajudar o organismo a recuperar.

 

Não se esqueça que hidratar-se adequadamente também ajuda a relaxar os músculos. A massagem esportiva deve durar entre 20 a 30 minutos para ser realmente útil e deve ser realizada num local tranquilo e arejado. Não hesite em contactar um profissional, caso sinta dores persistentes!

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