conseils-yoga-exercice-yoga-minute-illuminez-votre-regard

MINUTO IOGA: ILUMINE O OLHAR

Para esta sessão de ioga para os olhos, instale-se num local calmo e propício ao relaxamento. Equipe-se com um tapete de ioga e vestuário confortável, com o qual se sinta bem. Idealmente, para uma maior eficácia, realize estes exercícios várias vezes por dia (3 vezes) durante quinze minutos. Diga basta ao cansaço ocular!

 

Exercício n.º 1: o casulo (regenerar os olhos)

Esfregue as mãos uma da outra para produzir calor e coloque-as sobre os olhos fechados, como uma concha, durante um minuto. Abrigados, os olhos relaxam... Mergulhados na obscuridade e rodeados por um calor suave, regeneram-se e relaxam... Ao mesmo tempo está a trabalhar a acomodação da sua vista à claridade e à escuridão.

 

Exercício n.º 2: rodar os olhos (melhorar a miopia)

Fixe um ponto à sua frente. Sem mexer a cabeça, olhe para cima, o mais longe possível, depois para baixo, para a esquerda e para a direita. Regresso ao meio. Repita o exercício realizando grandes círculos com os olhos, no sentido dos ponteiros do relógio: tente olhar o mais longe possível. Volte a levar o olhar para o centro. Recomece o exercício no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio. Quando os olhos regressam ao centro, descanse-os com o exercício n.º 1. Repita o exercício dez vezes.

 

Exercício n.º 3: de longe como ao perto (aliviar os olhos)

Coloque o dedo indicador à altura dos olhos. Fixe-o ao máximo aproximando-o o mais possível do nariz. Tente manter a nitidez. De seguida, e sem desviar o olhar do indicador, afaste-o o mais possível, estendendo o braço à sua frente. Volte a aproximá-lo do nariz, fixando-o sempre. Repita o exercício vinte vezes, lentamente.

 

Exercício n.º 4: entre linhas (prevenir a presbiopia)

Segure num livro. Abra uma página e siga com o solhos as linhas brancas entre as linhas de texto. Faça o exercício em 1 ou 2 páginas durante 5 minutos. Verá que após algumas sessões, a leitura será muito mais fácil e agradável. Os progressos serão rápidos! Redescobrirá, assim, o prazer de ler não só entre linhas, mas também o texto.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO