conseil-yoga-corps-sante-le-do-in

O DO-IN

(1)

Técnica de automassagem composta por fricções, pressões e alongamentos, o do-in é a atividade ideal para relaxar, tomar consciência de seu corpo e cuidar de sua saúde. Descubra essa prática de relaxamento.

 

O Do-in, a ciência e a arte da automassagem

Técnica de automassagem composta por fricções, pressões e alongamentos, o do-in é uma medicina preventiva e tradicional chinesa. Próxima da acupuntura, do shiatsu e até mesmo da acupressão (a acupuntura sem agulha), o do-in consiste em colocar o corpo em harmonia com a energia universal, presente em cada um de nós.

 

Ao mesmo tempo uma ciência e uma arte, o do-in é a atividade ideal para relaxar, tomar consciência do seu corpo e cuidar de sua saúde. Suas virtudes são inúmeras e acessíveis a todos, vamos curti-las!

 

O do-in em três palavras

  • Relaxamento: o último objetivo da prática do do-in é o relaxamento, o alcance da felicidade e do bem-estar.  De fato, as técnicas baseadas sobre a estimulação dos pontos de acupuntura exigem que o corpo esteja relaxado para poder apreciá-las e senti-las. Entretanto, esse relaxamento deve igualmente ser ativo, pois fazemos uma automassagem, com a vitalidade, para estimular nossos órgãos e equilibrá-los ao mesmo tempo. Sendo assim, praticado na parte da manhã, o do-in desperta e ativa o corpo e, realizado à noite, ele é considerado um preparo eficaz para o sono.

 

  • Prevenção: o do-in é denominado “medicina suprema” dentro da tradição chinesa, pois ele foi pensado para preservar a saúde, tornar o corpo mais resistente à doença e até mesmo retardar o envelhecimento, graças ao trabalho sobre a energia universal. Trata-se de uma disciplina sem perigo nem risco, que não necessita de conhecimento profundo dessa energia. O do-in deve elevar nosso nível de saúde, um de seus maiores objetivo sendo o de prevenir e tratar as disfunções do organismo.

 

  • Harmonização: o termo “do-in” vem do termo “tao-inn”, tao simbolizando a energia universal presente ao nosso redor, fonte de toda manifestação de vida. O “tao-inn” é, portanto a reintegração no tao, a colocação em harmonia de nosso corpo com essa energia universal. O do-in caracteriza-se por uma sequência de manipulações, agindo sobre a circulação energética e, por conseguinte, equilibrando o organismo.

 

A prática do do-in

Uma sessão de do-in é composta por fricções, pressões e alongamentos em todas as partes do corpo.  Geralmente, ela começa pela estimulação da parte superior do corpo e do rosto: testa, crânio, nariz, bochechas, pálpebras, orelhas… Em seguida, desça para a parte inferior do corpo, passando pelo pescoço, a nuca, os ombros. Insista sobre suas mãos e pulsos, pois eles são compostos por inúmeras terminações nervosas e, portanto mais sensíveis às manipulações. Finalmente, termine a automassagem pelas pernas e pés, insistindo também sobre esses últimos. Durante toda sessão, a respiração é primordial para otimizar os efeitos do do-in.

 

Para começar essa prática, você deve seguir os conselhos de um treinador especializado que indicará os movimentos corretos a serem realizados, para resultados eficazes. Em seguida, você poderá exercer o do-in na sua casa, com toda liberdade.

 

Seus benefícios

  • O do-in permite um melhor aprendizado de seu corpo e de conscientizar-se melhor sobre suas sensações.
  • Ele faz trabalhar a concentração.
  • Ele permite aquecer, desbloquear e alongar as articulações, os músculos e nervos.
  • Ele traz vitalidade, autoconfiança e robustez.
  • Ele permite tomar plena consciência da força vital.
  • Ele permite que o corpo relaxe totalmente.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
YOGA
conseils-yoga-astuce-yoga-en-vacances

A ioga durante as férias é a última moda e as estadias oferecendo estágios de ioga estão se multiplicando. Não hesite mais para começar e saborear seu verão entre relaxamento e meditação…

VOLTAR PARA O TOPO