QI GONG: A NOVA GINÁSTICA QUE ESTÁ NA MODA?

(5)

Prática ancestral de cerca de 5000 anos, o Qi Gong faz parte integrante da medicina tradicional chinesa. É por isso que é chamada de "ginástica da saúde". O Qi é a energia e o Gong o trabalho dessa energia. O Qi Gong consiste, então, em fazer circular a energia para atingir o equilíbrio do corpo e do espírito. Mas por que o Qi Gong tem tanto sucesso?

 

Por que o Qi Gong está tão na moda?

Se essa prática ancestral chinesa agrada tanto, é principalmente porque é acessível e, acima de tudo, acessível para todas as idades. A prática do Qi Gong não requer nenhuma condição especial e pode ser adaptada a cada faixa etária.

 

  • Nas crianças o Qi Gong pode ajudar a aliviar a hiperatividade, desenvolver a psicomotricidade pelo jogo dos 5 animais (posturas e mímicas do macaco, urso, tigre, veado e grou para expressar as emoções, o tigre representando a raiva por exemplo)

  • Na gestante, o Qi Gong pode ser benéfico para o desenvolvimento saudável do bebê

  • a prática de Qi Gong também é adaptada à fisiologia dos idosos e pode aliviar problemas de articulação e reumáticos.

  • Enfim, nas pessoas em atividade, o Qi Gong melhora a concentração, os problemas de sono e reduz o stress.

  • Para os atletas, o Qi Gong é uma excelente preparação à disciplina pela percepção exata do seu corpo e do seu funcionamento.

 

Como se pratica o Qi Gong?

Na teoria, existem tantos métodos aplicados ao Qi Gong como variantes de ginástica taoísta (Tao significando trilha, caminho. Encontramos também nas práticas do Feng Shui, do Tai Chi Chuan, do Dao Yin, do Wutao). A filosofia é muito mais complexa do que a prática em si. O princípio é fazer circular a energia nos meridianos bons (em número de 12 e 8 meridianos extraordinários) Os meridianos são os trajetos que a energia emprega em nossos corpos para harmonizar corpo e mente). A prática de Qi Gong baseia-se em 3 eixos principais: movimentos lentos e estudados em relação aos meridianos; um trabalho na respiração pois ela governa o ritmo de vida, (controle e mobilização de respirações) e posturas do corpo em sincronia com a circulação de energia.

 

O Qi Gong, uma segunda natureza

Saiba que o Qi Gong está intrinsecamente ligado à natureza. Ela é o seu modelo e é também uma explicação para esta moda: focalizar-se em si mesmo, tornar-se um só com a natureza e estar em sintonia com ela numa sociedade com um ritmo submetido a pressões e ao estresse. O Qi Gong é caricaturado pela postura da árvore, um dos mais conhecidos. Esta postura representa o poder da energia. Os pés devem estar enraizados, em contato com a terra e os braços em direção ao céu. Todos os movimentos do Qi Gong são inspirados na natureza, da sua vitalidade (a fluidez e a flexibilidade pela água, a calma e a tranquilidade pela rocha etc.). Enfim, dependendo da estação, alguns movimentos de Qi Gong são um bom complemento para um regime desintoxicante na primavera, para um melhor controle de energia no verão, o "enraizamento" no outono e a ativação da circulação no inverno.

 

Objetivos e benefícios do Qi Gong

O objetivo do QI Gong é, portanto, conseguir um melhor controle do fluxo e das trocas de energia em nosso corpo. Assim, o Qi Gong pode atuar sobre o corpo, as emoções e o espírito. Regular a energia tem por objetivo resolver o estresse mas também tomar consciência da nossa respiração, do nosso corpo, para controlá-lo e ganhar confiança. O objetivo final é encontrar a sabedoria. Porque esta ginástica segue o Tao, que representa a realização de si mesmo, o caminho a seguir para se autoconhecer e se autocontrolar. O Qi Gong tem por trunfo a melhora das funções do corpo, fortalecê-lo e torná-lo mais flexível.

 

 

 

Ao favorecer o fluxo de energia, o corpo e a mente encontram-se em uma maior compreensão da vida. O Qi Gong é um excelente complemento para a atividade física para aliviar muitos maus físicos e espirituais. Como não requer nenhuma força física ou muscular, baseando-se essencialmente no desenvolvimento da potência energética, ele está na moda!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
YOGA
conseils-tendance-le-yoga-sous-toutes-ses-formes

A ioga é uma disciplina cujos benefícios são inúmeros. Acessível a todos, ela existe sobformas bem variadas. Eis uma pequena lista de suas vias principais.

VOLTAR PARA O TOPO