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QUAL A ATIVIDADE QUANDO TEMOS EXCESSO DE PESO?

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Tem excesso de peso e deseja retomar o esporte? Caso não saiba por onde começar nem qual a atividade a escolher, siga as nossas dicas.

 

Porquê praticar uma atividade física?

Nunca é demais repetir: o esporte é bom para a saúde. Como complemento de uma alimentação saudável e equilibrada, ele ajuda a combater o excesso de peso. Na verdade, queimando a energia, ele ajuda no controle e na perda de peso. A retoma de exercícios irá estimular o sistema nervoso simpático e irá melhorar a eficácia da insulina (hormona que regula os níveis de glicose no sangue), ajuda a eliminar as gorduras. Após uma dieta ou uma perda inicial de peso, o impacto da atividade física sobre a perda de peso é mais significativo.

 

O esporte também contribui para a prevenção e tratamento de doenças associadas a estes quilos a mais como a diabetes de tipo 2 ou a artrose. Mas isto não é tudo: praticar uma atividade física proporciona uma verdadeira sensação de bem-estar. Nada como recuperar o gosto pelo esforço. Para se sentir bem na sua cabeça, bem no seu corpo, diga stop ao sedentarismo!

 

Reatar com o esporte

Para o ajudar a manter um peso estável ou a perder quilos em caso de obesidade, comece por se tornar ativo com a marcha. É uma boa forma de reatar com o esporte. Nos seus trajetos diários, todas as ocasiões são boas para caminhar. O elevador piscou-lhe o olho? Em vez disso, vá pelas escadas. Apanha o autocarro ou o metro? Saia uma paragem antes da sua. Tente andar no mínimo 3 vezes por semana. Para não ficar sem fôlego muito rapidamente, progrida por etapas. Ande primeiro 15 minutos a pé e então, quando se sentir capaz, passe para 30 minutos. Quando atingir este limite de 30 minutos, acelere o ritmo. Por que não tentar a marcha nórdica?

 

Qual a atividade física a escolher?

Está determinado a voltar a ser um esportista? Direcione-se para uma atividade sem peso do corpo, que alivia as articulações. A este título, a natação ou a bicicleta estática sentada ou reclinada são recomendadas. Elas permitem nomeadamente evitar as dores nos joelhos. Pode também escolher a esteira de corrida, um aparelho de cardio training eficaz que permite correr ao seu ritmo. Estas 3 atividades sem risco para as articulações, irão ajudá-lo a queimar calorias, muscular seu corpo e trabalhar sua respiração.

 

A que ritmo?

Tal como na marcha, é aconselhável retomar o esporte de forma progressiva. Defina um planeamento de treinamento para começar bem. Treine de preferência de manhã para eliminar mais rapidamente. O ritmo certo? Realize primeiro sessões de 30 minutos, 3 vezes por semana. Em seguida, aumente o ritmo ao longo dos meses. Não hesite em ter um diário de bordo no qual poderá anotar todos seus desempenhos. Isso irá permitir-lhe saber qual seu progresso: a intensidade do exercício ou o número de quilómetros percorridos...

 

 

 

Já compreendeu, o esporte é altamente recomendável para todos. Para redesenhar sua silhueta e tonificar seu corpo em caso de excesso de peso, não se esqueça de completar suas sessões com exercícios de reforço muscular. Por fim, em caso de dúvida, não hesite em consultar seu médico antes de retomar uma atividade física.

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