conseils-reprendre-le-sport

RETOMAR O ESPORTE: OS CONSELHOS DO TREINADOR

(2)

As resoluções para o reinício do ano? Retomar o esporte, sem hesitação! Para chegar lá de uma vez por todas, siga as dicas do nosso treinador esportivo.

 

1) Definir o seu objetivo

Antes de querer submeter-se ao esporte após uma longa paragem, é essencial que defina um objetivo esportivo. Eu vou começar uma atividade esportiva porque: Eu quero perder peso? Refinar a minha silhueta? Tonificar o meu corpo? Ganhar músculo? Assim, será capaz de definir o seu programa de treinamento e a sua velocidade de cruzeiro.

 

2) Ter um bom apoio

Para a ajudar a definir um plano de treinamento adequado ao seu objetivo, nada melhor que procurar os conselhos de um treinador esportivo. Na melhor das hipóteses, faça uma avaliação da sua condição física. Algumas sessões de treinamento personalizado seriam ideais para partir com uma boa base. O apoio dos treinadores é precioso: com novo ânimo, trabalhe para uma meta bem precisa e bem enquadrada…

 

3) Preparar-se

Antes de uma sessão de treinamento, escolha uma roupa confortável. Não é necessário combinar tudo com estilo, prefira roupas de fitness em que se sinta confortável para se mexer. Aqueça-se sistematicamente: 10 minutos a pé no tapete de corrida ou exercício na máquina de remo irá ajudá-la a preparar o corpo. Trabalhe também as suas articulações antes de começar o treinamento.

 

4) Variar os prazeres

Tomar boas decisões a partir do reinício do ano, é uma coisa boa. Mas manter o ritmo, isso é outra. Para evitar cansar-se muito rapidamente, é necessário variar os treinamentos. Não se contente em seguir apenas uma mesma e única modalidade, arrisca-se a aborrecer-se e, assim, baixar os braços. Solicite a programação completa das modalidades oferecidas pelo seu ginásio ou aborde um treinador esportivo para selecionar a atividade que melhor corresponda ao seu perfil esportivo.

 

5) Encontrar um bom ritmo

Para obter resultados de verdade, a que ritmo devo treinar? A resposta é unânime: se eu quero alcançar o meu objetivo esportivo, eu devo treinar pelo menos 2 vezes por semana, 3 vezes será o ideal, à proporção de 1 hora. Se receia não ter tempo para ir ao ginásio, treine em casa: consulte a rubrica Domyos Coach no site domyos.com para descobrir as aulas de fitness ao vivo e os programas de treinamento personalizados.

 

6) Manter os pés assentes na terra

Tenha em mente que não podemos esperar resultados imediatos. Seja paciente e não coloque a fasquia demasiado alta, fixe os seus objetivos dependendo da sua condição física. Não salte as etapas e faça as coisas por ordem. Por exemplo: o meu objetivo é perder 10kg, eu fixei-me em 2kg para o primeiro mês e não mais. Não coloque a sua saúde em perigo, retome gradualmente. Estabeleça um programa de recuperação suave, alternado com períodos de recuperação, sem pressas. Sem se esquecer de se oferecer um sono reparador que lhe garante a melhor forma!

 

7) Ter bons reflexos

Pense em hidratar-se durante todo o treinamento, isso é importante! Uma boa hidratação fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e estimula o processo de recuperação. Acima de tudo, permaneça concentrado e gira o seu treinamento em conformidade com as suas próprias capacidades físicas e não com as do seu vizinho. No final da sessão, não se esqueça da fase de regressar à calma: respire de forma profunda e tranquila, caminhe durante alguns minutos e termine com exercícios de alongamento.

 

8) Permanecer motivada

Caso decida retomar uma atividade física, é sempre mais motivador fazê-lo a dois ou entre amigos, em família. Praticar esporte em conjunto permite encorajarem-se mutuamente enquanto desfrutam de exercícios que são como verdadeiros encontros. Torna-se mais fácil manter-se no trilho certo para retomar o esporte e, assim, esquecer o esforço. O ideal é trabalhar em pares com uma pessoa cuja condição física se aproxime da sua.

 

9) Comer de forma inteligente

Retomar o esporte é bom, desde que reveja o seu estilo de vida e também a sua alimentação! Para comer de forma equilibrada, aplicam-se algumas regras:

  • Nunca salte refeições, tome o café da manhã, almoço e jantar.
  • O lanche: coma uma compota, uma peça de fruta ou uma barra de cereais
  • O prato 100% equilibrado: um terço de feculentos (massas, arroz), um terço de proteínas (peixe, ovos, carne), um terço de legumes.
  • Frustração zero: um pequeno desvio de vez em quando não faz mal, o equilíbrio é importante para a durabilidade... (por isso, para os gulosos, sim ao pequeno quadrado de chocolate, razoavelmente).
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
R$39,99*
4.30 / 5 1161 Opiniões
    VOLTAR PARA O TOPO